EnglishEspañolPortuguês

Realidade virtual mostra como é ser pássaro em uma gaiola

26 de maio de 2019
1 min. de leitura
A-
A+

Por David Arioch

Quem colocava os óculos escolhia entre ser uma arara mantida em cativeiro ou gozando de liberdade (Fotos: Getty/Proteção Animal Mundial)

No final de semana, a organização Proteção Animal Mundial ofereceu em seu estande no 14º Avistar – Encontro Brasileiro de Observação de Aves, realizado na Universidade de São Paulo (USP), a oportunidade de os visitantes experimentarem como é ser pássaro em uma gaiola.

“O primeiro vídeo, que é a da arara em cativeiro, foi horrível. Se eu já me senti incomodada, imagina o animal ali a vida inteira. Mas o segundo vídeo, da ave voando livre, foi uma experiência mil vezes melhor. E é o certo, o animal no lugar dele, ninguém mexendo com ele nem nada, foi incrível”, relatou a estudante Diana Malta que participou da experiência de realidade virtual.

Quem colocava os óculos escolhia entre ser uma arara mantida em cativeiro ou gozando de liberdade. “Nosso intuito foi colocar as pessoas na pele dessas aves, mesmo que por um instante, e fazê-las entender o estresse e a crueldade que esses animais sofrem nos cativeiros e, como contraponto, a liberdade e o direito à vida inerentes ao voo livre que só podem ser possíveis com as aves livres em seu habitat natural”, explicou o gerente de vida silvestre, João Almeida.

Você viu?

Ir para o topo