EnglishEspañolPortuguês

Níveis de CO2 alcançam o registro mais alto desde a evolução dos seres humanos

14 de maio de 2019
4 min. de leitura
A-
A+
A queima de combustíveis fósseis continua sendo o maior produtor de CO2 | Foto: Getty Images
A queima de combustíveis fósseis continua sendo o maior produtor de CO2 | Foto: Getty Images

Os níveis dos gases de efeito estufa, o prejudicial dióxido de carbono atingiram um novo marco alarmante na mais antiga estação de medição do mundo, no Havaí (EUA).

O Observatório Mauna Loa, que mede as partes por milhão (ppm) de CO2 na atmosfera desde 1958, fez uma leitura de 415,26 ppm no ar em 11 de maio – considerada a maior concentração desde que os humanos evoluíram.

O Scripps Institution of Oceanography mede os níveis de CO2 diariamente em Mauna Loa. O observatório, no maior vulcão do Havaí, foi construído para testar a qualidade do ar nas ilhas remotas do Pacífico, porque está longe dos continentes e da poluição, e a área não tem vegetação, o que pode interferir nos resultados.

As leituras formam a curva de Keeling, que mostra o rápido aumento dos níveis de CO2 na atmosfera como resultado da atividade humana.

As leituras de 1958 mostraram que a concentração de CO2 era de 313 ppm em março de 1958, e que subiu para 400 ppm em maio de 2013.

O meteorologista Eric Holthouse retweetou as leituras de Mauna Loa e disse: “Esta é a primeira vez na história da humanidade que a atmosfera do nosso planeta teve mais de 415 ppm de CO2.

“Não apenas na história registrada, não apenas desde a invenção da agricultura, há 10 mil anos. Desde antes que os humanos modernos existissem, há milhões de anos atrás.

“Não conhecemos um planeta como este”.

Ralph Keeling, diretor do programa Scripps CO2, disse: “A taxa média de crescimento continua alta.

“O aumento do ano passado provavelmente será em torno de três partes por milhão, enquanto a média recente foi de 2,5 ppm”

Ele acrescentou: “É provável que estejamos vendo o efeito das condições suaves do El Niño além do uso contínuo de combustível fóssil”.

Estima-se que a última vez que as concentrações de CO2 foram tão altas foi durante a época média do Plioceno, 2,5 a 5 milhões de anos atrás.

Durante este período, as temperaturas globais foram 2-3ºC mais elevadas do que são hoje, os níveis do mar no mundo estavam pelo menos 25m mais altos e o gelo do mar no Árctico recuou e deu lugar às florestas, onde as temperaturas do verão atingiram os 15ºC.

O acordo climático de Paris, assinado pela maioria dos países em 2015, foi projetado para tentar limitar a elevação da temperatura global média a 1,5ºC acima do que era na era pré-industrial.

No entanto, o relatório do ano passado feito pelo corpo científico das Nações Unidas, o Painel Intergovernamental sobre Mudança Climática, alertou que a quantidade de CO2 e outros gases de efeito estufa que ainda estão sendo lançandos na atmosfera significa que estamos atualmente no caminho certo para exceder 1,5ºC de aquecimento entre 2030 e 2052 se as temperaturas continuarem a aumentar na taxa atual e até 3C até o final do século.

Assim que atingimos o aquecimento 2C, o relatório disse que o mundo se tornará um lugar profundamente diferente.

Não haverá quase nenhum recife de coral remanescente, o Ártico estará completamente livre de gelo durante o verão pelo menos uma vez por década, e um grande número de animais e plantas será extinto à medida que seu habitat se torna cada vez menor.

Ondas de calor devastadoras e incêndios florestais se tornarão mais freqüentes e poderão impossibilitar a permanência de algumas partes habitadas do mundo.
O impacto para os humanos será enorme, disse o relatório, particularmente em áreas já vulneráveis ao aumento do nível do mar, como as regiões costeiras baixas de Bangladesh e Vietnã, e territórios insulares como Kiribati e as Maldivas.

Volume de aguas em ascensão expulsarão milhões de suas casas, e o rendimento das colheitas cairá dramaticamente na África subsaariana, no sudeste asiático e nas Américas Central e do Sul.

O relatório concluiu que “limitar o aquecimento global a 1,5ºC exigiria mudanças rápidas, de longo alcance e sem precedentes em todos os aspectos da sociedade”.

Você viu?

Ir para o topo