EnglishEspañolPortuguês

Frangos são espancados em aviários que atuam como fornecedores de hipermercados e redes de fast food

14 de maio de 2019
2 min. de leitura
A-
A+

Por David Arioch

Alguns animais aparecem tão debilitados que mal conseguem ficar em pé (Imagem: Reprodução/Animal Equality UK)

A organização Animal Equality divulgou ontem um vídeo que mostra frangos sendo espancados em aviários que atuam como fornecedores de carne de hipermercados e redes de fast food no Reino Unido.

As três propriedades onde as filmagens foram feitas são administradas pela Avara Foods, empresa que é resultado de uma parceria entre a Faccenda Foods e a Cargill – que também atua no Brasil e é mais conhecida por marcas como Liza, Maria, Purilev, Pomarola, Mazola, Olívia, Veleiro, Elefante, Tarantella e Pomodoro.

No vídeo, frangos são agredidos por funcionários. Alguns animais aparecem tão debilitados que mal conseguem ficar em pé. Em momento de desespero, há aves que batem violentamente as asas tentando se levantar.

Segundo a Animal Equality, frangos foram encontrados com a pele bem avermelhadas e até mesmo apodrecendo em locais superlotados. Em uma cena, um frango já morto recebe bicadas. Em uma das fazendas havia uma grande quantidade de aves armazenadas em sacos de lixo, de acordo com a AE.

Funcionários também aparecem arremessando aves contra a parede, quebrando o pescoço de alguns frangos e os deixando no chão convulsionando até a morte. A Animal Equality também denuncia que funcionários chutavam e pisavam nesses animais.

As imagens que estão ganhando repercussão resultam de investigações realizadas entre os meses de janeiro e março. Toni Vernelli, da Animal Equality, declarou que havia muitas aves incapazes de se levantarem e suas penas se espalhavam por todos os lados.

Um frango também aparece bicando uma porção de fezes na busca por um pouco de comida. As fazendas onde as filmagens foram feitas ficam em Northamptonshire, na Inglaterra.

Em sua defesa, a Avara Foods comunicou que leva muito a sério suas responsabilidades em relação à saúde e bem-estar animal.

“Nossos criadores são obrigados a inspecionar cuidadosamente os rebanhos diariamente – para identificar quaisquer aves que precisem de atenção ou que precisem ser abatidas. Estamos examinando atentamente o conteúdo deste relatório para avaliar o cumprimento de nossos procedimentos”, declarou.

Você viu?

Ir para o topo