EnglishEspañolPortuguês

Homem pula no rio congelado para salvar filhote de urso que se afogava

30 de maio de 2019
4 min. de leitura
A-
A+
Elijah Barkley
Foto: Elijah Barkley

Quando Elijah Barkley saiu para uma viagem de pesca com alguns amigos e familiares em West Virginia (EUA), ele nunca imaginou que acabaria salvando uma vida.

Mas foi exatamente isso o que ele fez.

Foto: Elijah Barkley
Foto: Elijah Barkley

Na viagem de volta para o acampamento seguindo pelo rio de águas geladas, Barkley foi parado por um guarda florestal acompanhado por um especialista em ursos. Eles pediram que ele ficasse alerta a um urso jovem e solitário na área.

O filhote era órfão, aparentemente tendo perdido a mãe – e com base em avistamentos recentes, estava se saindo muito mal por conta própria, inexperiente e sozinho o animal provavelmente estava confuso e faminto.

Pouco depois de continuar seu caminho, contudo, Barkley avistou o urso em questão.

“Ele parecia estar completamente exausto e desgastado ou algo estava errado, porque chegamos perto dele e ele não se mexeu”, disse Barkley ao The Dodo. “Ele meio que só ficou lá.”

Foto: Elijah Barkley
Foto: Elijah Barkley

O patrulheiro florestal e o especialista de ursos ainda estavam na vizinhança, de modo que Barkley fez sinal para o local na beira do rio, onde o filhote parecia estar à beira de um colapso.

O especialista em ursos, Joel Rosenthal, dirige um centro de reabilitação de animais selvagens chamado Point of View Farm. Ele estava tentando rastrear o filhote solitário a fim de levá-lo para suas instalações e salvá-lo.

Acontece que Barkley encontrou o filhote no momento certo.

Foto: Elijah Barkley
Foto: Elijah Barkley

Antes que Rosenthal tivesse a chance de sedá-lo, as patas do filhote cederam bem debaixo dele enquanto os dois homens tentavam atravessar o rio. Exausto demais para levantar a cabeça da água, o filhote estava começando a se afogar.

Com o filhote se afastando rio abaixo, e a mercê da morte aparentemente iminente, Barkley decidiu entrar em ação.

“Eu vi a cabeça dele afundar debaixo d’água, e foi aí que tomei a decisão instintiva de correr atrás do urso”, disse ele.

“Minha mente estava tão focada, pensando exclusivamente em chegar àquele urso o mais rápido que na hora não pensei nos risco”.

Foto: Elijah Barkley
Foto: Elijah Barkley

Barkley atravessou as pedras escorregadias da beira do rio e pulou na água gelada – nadando em direção ao filhote antes que fosse tarde demais.

“Eu o alcancei rapidamente e imediatamente peguei o urso pela nuca”, disse Barkley.
Ele então arrastou o filhote para a praia.

Por vários momentos, o jovem urso permaneceu sem vida, desacordado – mas então ele lentamente começou a despertar. Barkley havia chegado até ele a tempo.

Foto: Elijah Barkley
Foto: Elijah Barkley

“Eu imediatamente o levei para [Rosenthal] para que ele pudesse checar a situação do bebê”, disse Barkley.

O urso, agora salvo, foi tranqüilizado e envolto em toalhas enquanto dormia no caminhão do cuidador de ursos.

O heroísmo das ações de Barkley impressionou àqueles que testemunharam a cena – mas ele está simplesmente apenas feliz por poder ajudar.

“Todos me agradeceram”, disse Barkley. “Eu nunca na minha vida pensei que faria parte de um evento assim. Acredito que fomos feitos para estar lá naquele momento no tempo certo”.

Agora, as coisas estão melhorando para o filhote.

O jovem urso está recuperando sua força sob os cuidados vigilantes de Rosenthal no centro de reabilitação – e provavelmente, voltará à vida selvagem em plena saúde nos próximos meses.

“Ele é muito pequeno e faminto, mas acreditamos que ele vai se sair bem”, disse Rosenthal ao The Dodo. “Ele vai ganhar peso e depois ser colocado em outro espaço com outros filhotes que chegaram ano passado e também perderam suas mães para caçadores. Esperamos poder libertá-lo ainda neste verão”.

Você viu?

Ir para o topo