EnglishEspañolPortuguês

Pequenos agricultores transformam em adubo orgânico galhos e folhas que sobram das podas de árvores nas cidades

29 de maio de 2019
1 min. de leitura
A-
A+

Por David Arioch

Agora os agricultores familiares de Alta Floresta recebem folhas, galhos e troncos triturados para utilizar em seus plantios (Foto: Redes Socioprodutivas)

Uma parceria entre o projeto Redes Socioprodutivas e a Energisa, distribuidora de energia de Mato Grosso, dá nova destinação para os resíduos das podas de árvores próximas à rede elétrica.

O material é doado aos agricultores familiares para ser utilizado como adubo orgânico e cobertura vegetal. No período da seca, entre abril e agosto, a companhia realiza a manutenção das árvores perto dos fios para evitar acidentes. A iniciativa de doar o material diminui o descarte e promove práticas sustentáveis.

Antes da parceria, os resíduos eram eliminados. Agora os agricultores familiares de Alta Floresta recebem folhas, galhos e troncos triturados para utilizar em seus plantios. A previsão é de ampliar a doação também para os municípios de Paranaíta, Nova Monte Verde e Nova Bandeirantes.

A diversidade das plantas podadas torna o material nutritivo e, ao ser espalhado pela terra, protege o solo do impacto das chuvas e do sol intenso. A cobertura, devido ao peso, também dificulta o crescimento de plantas invasoras.

Segundo o técnico Luan Cândido da Silva, da cadeia de hortifruti do Instituto Centro de Vida (ICV), a parceria ajuda a reduzir custos dos produtores com insumos, como o adubo por exemplo, e permite que a empresa promova ações sustentáveis para a empresa.

“Estamos dando destino correto e sustentável para os resíduos da poda”, disse. Marcely Oliveira, da Associação dos Produtores Orgânicos de Alta Floresta (Aspoaf), foi uma das primeiras produtoras a receber o material orgânico. Ela avalia como “excelente” o material.

Você viu?

Ir para o topo