EnglishEspañolPortuguês

Flautista realiza concerto para bois na Índia

29 de maio de 2019
1 min. de leitura
A-
A+

Por David Arioch

Um boi não apenas se sente confortável próximo do flautista como também começa a lambê-lo (Imagem: Animal Rahat/Reprodução)

No santuário Animal Rahat, na Índia, o flautista Rasul Mulani realizou este mês um concerto para bovinos. Os animais que hoje levam uma vida tranquila em Sangli foram explorados por anos em serviços pesados em pobres comunidades agrícolas do estado de Maharashtra.

Na apresentação de Mulani, os animais se aproximam assim que o músico começa a tocar. Um deles se acomoda no chão e o observa tocando. Outro boi não apenas se sente confortável próximo do flautista como também começa a lambê-lo. A experiência revela a sensibilidade, atenção e perspicácia de animais culturalmente reduzidos a produtos e mão de obra na maior parte do mundo.

No Animal Rahat (Rahat significa alívio), os bovinos se comprazem com boa companhia, lambem bloquinhos de sal, se alimentam da grama verde, fresca e orgânica, e também são alimentados com bolos de farelo de amendoim e grão-de-bico. Livres da violência e da exploração, vivem a serenidade da própria índole.

O resgate dos animais geralmente ocorre de forma gradual. Os funcionários do Rahat costumam visitar as comunidades agrícolas para prestar atendimento gratuito, lidando com casos de desidratação, desnutrição, tensões musculares, lesões e claudicações.

Eventualmente, perguntam ao proprietário do animal se ele poderia deixá-lo viver em um santuário. Como já existe um vínculo baseado no atendimento prestados às comunidades agrícolas, não é incomum permitirem que os animais passem seus últimos anos de vida em paz no santuário em Sangli.

Você viu?

Ir para o topo