Alpinista resgata dois filhotes de urso órfãos presos em árvore de mais de 20 m de altura


Foto: Darcy Shawchek
Foto: Darcy Shawchek

Imagens mostram momento comovente em que dois filhotes de urso órfãos são resgatados depois de ficarem presos no topo de uma enorme árvore de abetos no deserto canadense.

Os filhotes ficaram assustados após sua mãe ter sido morta por um veículo e correram até a árvore de 70 pés (cerca de 20m), onde os bebês ursos permaneceram presos por três dias.

Voluntários da Northern Lights Wildlife Society, em Smithers, na Colômbia Britânica (Canadá), contaram com a ajuda do alpinista local Stephen Bot, que destemidamente escalou a árvore para alcançá-los no topo.

No vídeo, os ursos assustados, um menino e uma menina, são vistos após o resgate em uma gaiola de metal com etiquetas (de identificação) nas orelhas.

Bot é então visto subindo na árvore para alcançar os ursos, um dos quais parece mostrar a língua para ele.

Os pequenos ursos estão assustados e amontoados um em cima do outro sobre em um aglomerado de galhos frágeis.

Uma sucessão de fotos mostra os ursos, que foram sedados antes de serem carregados, sendo retirados da árvore por Bot.

Foto: Darcy Shawchek
Foto: Darcy Shawchek

Embora não seja mostrado nas filmagens, ele as coloca em uma mochila nas costas antes de descer de volta.

Uma vez em segurança e já no chão, os ursos sedados são vistos com os olhos abertos e a língua para fora enquanto os voluntários os tratam e marcam suas orelhas para que possam ser identificados no futuro.

“Esses pequenos filhotes não vão descer por vontade própria, eles nem sabem como fazer isso”, disse Angelika Langen, que administra a Northern Lights Wildlife Society, com seu marido Peter.

Eles apenas se amontoaram um no outro, completamente apavorados.

Foto: Darcy Shawchek
Foto: Darcy Shawchek

“A árvore era enorme, tinha de ter entre 20 e 30 metros de altura, estávamos todos preocupados com a segurança de Stephen, estávamos gritando para que ele tomasse cuidado e não se colocasse em perigo também”.

“Nós até brincamos que precisaríamos de um helicóptero, enquanto ele estava lá em cima a uma altura tão vertiginosa se arriscando para salvá-los”.

Foto: Darcy Shawchek
Foto: Darcy Shawchek

“Foi uma coisa maravilhosa ver toda a comunidade se unir para ajudar esses filhotes”.

Os ursos foram finalmente trazidos de volta à segurança, o incidente ocorreu perto de Cecil Lake, British Columbia, em 15 de maio de 2019.

“Eu estava tão feliz de tê-los seguros e salvos no chão”, disse Angelika.

Foto: Darcy Shawchek
Foto: Darcy Shawchek

Os ursos serão atendidos pelo serviço de resgate da vida selvagem até que tenham idade suficiente para se defenderem na natureza, quando serão reinseridos em seu habitat natural.

Eles então serão libertados “ainda selvagens” perto de onde foram encontrados, mesma região.

Foto: Darcy Shawchek
Foto: Darcy Shawchek

A bem-sucedida e arriscada missão de resgate foi filmada por Darcy Shawchek, 44 anos, fotógrafo e cinegrafista profissional que vive em Fort St. John, também em British Columbia.

“Foi incrível assistir, esses filhotes escolheram uma das árvores mais altas da região para ficarem presos”, disse ele feliz com o resultado do resgate.


Gratidão por estar conosco! Você acabou de ler uma matéria em defesa dos animais. São matérias como esta que formam consciência e novas atitudes. O jornalismo profissional e comprometido da ANDA é livre, autônomo, independente, gratuito e acessível a todos. Mas precisamos da contribuição, dos nossos leitores para dar continuidade a este imenso trabalho pelos animais e pelo planeta. DOE AGORA.

Você viu?

AÇÃO SOCIAL

PRECAUÇÃO

ÍNDIA

ESTUDO

ÓRFÃO

ARTIGO

DESACATO


LEIA EM PRIMEIRA MÃO AS NOTÍCIAS MAIS ANIMAIS DO MUNDO

>