Doe agora

Bezerros machos são mortos cruelmente na frente uns dos outros

27 de maio de 2019
3 min. de leitura
A-
A+
Foto: L’association PEA - Pour l’Égalité Animale
Foto: L’association PEA – Pour l’Égalité Animale

Uma investigação secreta realizada pela ONG suíça PEA (Pour l’Égalité Animale) no matadouro de Moudon, no Cantão de Vaud, na Suíça, revela como os filhotes de vacas estão sendo mortos de forma cruel, na frente uns dos outros.

De acordo com a PEA, esta instalação de morte abastece empresas como a HappyMeat, que afirma ser uma “solução ética” para os consumidores de carne (abate humanitário).

Por que eles estão matando bebês?

Matar bezerros parece cruel demais para a maioria das pessoas, afinal, eles são apenas bebês. No entanto, matar bezerros do sexo masculino é uma parte essencial da produção de laticínios, uma medida assassina que todas as fazendas leiteiras praticam.

Isso ocorre porque as vacas, como todos os mamíferos, só podem produzir leite após o parto (para amamentar seus bebês). Assim como os humanos ou os cães, as vacas mães acabam parando de produzir leite e só voltam a amamentar se derem à luz mais uma vez.

Bezerros do sexo masculino são inúteis para fazendas leiteiras.

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Fazendas de laticínios, incluindo fazendas pequenas e familiares, têm que rotineiramente deixar as vacas grávidas para que o leite continue a fluir.

Para evitar que os bebês sejam amamentados, eles levam os filhotes para longe de suas mães logo após o nascimento. Isso é feito para que os bebês não bebam o leite que as fazendas estão interessadas em vender.

Metade dos bebês que nascem em fazendas de leite são do sexo masculino.

Infelizmente, os bezerros do sexo masculino são mortos ainda muito novos, já que não serão capazes de produzir leite e deixá-los viver por mais de alguns meses não é lucrativo.

Foto: L’association PEA - Pour l’Égalité Animale
Foto: L’association PEA – Pour l’Égalité Animale

O que pode ser feito para ajudar essas vacas?

A fim de ajudar mais animais a escapar de um destino de morte ou uma vida de sofrimento, o veganismo é a solução mais ética e compassiva possível. Ao abrir mão do consumo de produtos e origem animal, estamos poupando animais ao mesmo tempo que melhoramos nossa saúde e ainda contribuímos para a conservação do planeta.

Denúncias nos Estados Unidos

Um vídeo filmado pela The Humane Society dos Estados Unidos mostrou um dos métodos cruéis usados pelas fazendas leiteiras para matar bezerros machos.

A filmagem denunciou operários em uma fazenda na Flórida que atiram na cabeça dos bezerros e os deixam morrendo lentamente e sangrando em uma vala.

De acordo com a fazenda, cada bezerro recebe apenas uma bala para economizar custos.

Os bezerros machos, de apenas um dia de idade, são mortos já que nunca produzirão leite e são assim considerados inúteis na indústria de laticínios.

Algumas fazendas deixam os bezerros viverem por alguns meses para matá-los e consumir carne de vitela.

Como as vacas só podem produzir leite após o parto, elas são constantemente forçadas a engravidarem.

Dessa forma, enquanto as fêmeas são destinadas a uma vida de exploração, um número alto de bezerros machos também nascem e são mortos diariamente na indústria.

Você viu?

Ir para o topo