Estudo revela que veganos podem ter sistema imunológico mais resistente


Foto: HealthLine
Foto: HealthLine

Um relatório publicado no Journal of Nutrition mostra resultados de um estudo realizado pela Escola de Saúde Pública da Universidade de Loma Linda, que apontam que os veganos têm mais biomarcadores de combate a doenças do que os não-veganos. Biomarcadores no sangue, urina, tecido adiposo e outros bio-espécimes podem servir como preditores de saúde e doença.

Os biomarcadores podem ter efeitos ruins e bons para a saúde, promovendo ou prevenindo câncer, doenças cardiovasculares e relacionadas à idade e outras condições crônicas. Os veganos obtiveram os mais altos teores de fitoquímicos (compostos em vegetais), incluindo carotenoides, isoflavonas e enterolactona.

O grupo de pessoas que se alimentava estritamente de vegetais também apresentou os níveis mais altos de ômega-3 total, atribuível a maiores quantidades de ácido alfa-linolênico e menores níveis de ácidos graxos saturados.

O estudo examinou dados de 840 participantes, entre cinco categorias: veganos, ovo-lacto-vegetarianos, pesco-vegetarianos, semivegetarianos e não-vegetarianos. Depois da pole position dos veganos, o ovo-lacto e os pesco-vegetarianos, os semivegetarianos se saíram apenas um pouco melhor do que os não-vegetarianos, que sem surpresa ficaram em último lugar.

Fayth Miles, PhD, professora assistente na escola e principal autora do estudo, disse sobre as descobertas: “A conscientização de que um perfil de biomarcador mais saudável é obtido com uma dieta baseada em vegetais deve motivar as pessoas a serem pró-ativas sobre hábitos alimentares que promovem boa saúde e previnem doenças”.


Gratidão por estar conosco! Você acabou de ler uma matéria em defesa dos animais. São matérias como esta que formam consciência e novas atitudes. O jornalismo profissional e comprometido da ANDA é livre, autônomo, independente, gratuito e acessível a todos. Mas precisamos da contribuição, dos nossos leitores para dar continuidade a este imenso trabalho pelos animais e pelo planeta. DOE AGORA.

Você viu?

ABUSO

ÓRFÃO

COREIA DO SUL

SOB INVESTIGAÇÃO

AGRESSÃO BRUTAL

INSTINTO

VIDA NA RUA


LEIA EM PRIMEIRA MÃO AS NOTÍCIAS MAIS ANIMAIS DO MUNDO

>