Movimento global pelo clima será realizado em Belo Horizonte (MG) nesta sexta-feira


O Fridays For Future (Sextas-feiras para o Futuro, em tradução livre) será realizado nesta sexta-feira (24) em Belo Horizonte (MG). Trata-se de um movimento global de defesa do meio ambiente, com enfoque na questão climática, que começou a partir da iniciativa da estudante sueca, de 16 anos, Greta Thunberg. Os protestos se disseminaram e foram feitos em vários países. Na Bélgica, eles foram responsáveis pela queda de uma ministra do Meio Ambiente. Atualmente, cerca de 957 cidades do mundo já se organizam para integrar o movimento.

Foto: Jens Meyer/AP

Em Belo Horizonte serão reivindicadas questões como o fim do desmatamento na Amazônia, a redução do consumo de carne, especialmente a vermelha, já que a agropecuária é responsável por diversos impactos negativos ao meio ambiente, o cumprimento do Acordo de Paris, que visa reduzir as emissões de gases de efeito estufa e a retirada do atual ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, que tem tomado medidas que configuram retrocessos para o meio ambiente, como o bloqueio de 95% das verbas destinadas a pesquisas e projetos sobre questões climáticas.

O movimento, na capital mineira, seguirá a seguinte programação: às 13h será realizada a concentração na Praça da Liberdade, com a confecção de cartazes e debate entre os manifestantes; às 14h30 os manifestantes irão se concentrar nos semáforos ao redor da praça; às 16h será iniciada uma caminhada lenta em direção a Assembleia Legislativa, onde o ato terminará, por volta das 18h.

Os organizadores da manifestação pedem que os participantes levem materiais recicláveis para a confecção dos cartazes, como papelão.

Ação Mundial Pelo Planeta

A Ação Mundial pelo Planeta, uma grande manifestação pacífica, será realizada em vários locais do mundo no dia 02 de junho para alertar sobre a importância do impacto da ação humana sobre o meio ambiente e conscientizar toda a sociedade que salvar o planeta é um dever de todos. “O meio ambiente é nossa casa! É nosso ar! É nossa água! É nossa saúde! É nosso alimento! É nosso futuro!”, lembra a página do evento no Facebook.

Em São Paulo, o ato será feito na Avenida Paulista, em frente ao Parque Trianon, a partir das 14h.

A ação foi idealizada pela organização independente VIVA Baleias, Golfinhos e cia / Instituto Verde Azul com a coorganização da Agência de Notícias de Direitos Animais (ANDA) e de um coletivo de ONGs e grupos de proteção animal e ambiental como a Proteção Animal Mundial (WAP, na sigla em inglês), Greenpeace, WWF Brasil, Fundação Mamíferos Aquáticos, AMPARA Animal, Projeto Baleia Jubarte, Faos/SP, Projeto Baleia à Vista, Nação Vegana Brasil, Instituto Nina Rosa, e muitas outras organizações, incluindo coorganizadores de Portugal e do Canadá. A página do evento pede que todos os participantes levem faixas, cartazes e vão vestidos de verde e azul, simbolizando o planeta Terra.

A jornalista e presidente da ANDA, Silvana Andrade, considera o momento oportuno para tratar do tema. “O Brasil vive atualmente a maior onda de retrocesso ambiental da história. Com o atual governo, vemos o desmonte de políticas e ações voltadas para a defesa do meio ambiente. É preciso clarear a consciência humana para aquilo que temos de mais urgente e importante: nosso planeta”, afirmou.

Serviço
Ação Mundial pelo Planeta
Avenida Paulista, em frente ao Parque Trianon, no Centro de SP
Dia 02 de junho (sábado), às 14h
Confirme sua participação no evento clicando aqui.

Nota da Redação: se sua cidade também vai participar da Ação Mundial pelo Planeta e você gostaria de divulgar na ANDA, envie um e-mail para faleconosco@anda.jor.br.


Gratidão por estar conosco! Você acabou de ler uma matéria em defesa dos animais. São matérias como esta que formam consciência e novas atitudes. O jornalismo profissional e comprometido da ANDA é livre, autônomo, independente, gratuito e acessível a todos. Mas precisamos da contribuição, dos nossos leitores para dar continuidade a este imenso trabalho pelos animais e pelo planeta. DOE AGORA.

Você viu?

ESTELIONATO

MALDADE

ESTADOS UNIDOS

FEBRE AMARELA

REVERSÃO


LEIA EM PRIMEIRA MÃO AS NOTÍCIAS MAIS ANIMAIS DO MUNDO

>