EnglishEspañolPortuguês

Livro Vermelho da Fauna traz dados de 1173 espécies brasileiras ameaçadas de extinção

9 de maio de 2019
2 min. de leitura
A-
A+

Por David Arioch

Obra contou com a participação de 1270 cientistas que avaliaram 12.254 espécies da fauna brasileira (Imagens: ICMBio)

O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) publicou recentemente o Livro Vermelho da Fauna, que traz dados de 1173 espécies brasileiras ameaçadas de extinção.

A obra nacional dividida em sete volumes é considerada o maior esforço já feito sobre o tema no mundo, e contou com a participação de 1270 cientistas que avaliaram 12.254 espécies, incluindo peixes e invertebrados aquáticos.

Segundo o Livro Vermelho, em comparação à edição anterior, houve um aumento de 716 espécies ameaçadas no Brasil, que foram divididas em criticamente em perigo (CR), em perigo (EM) e vulnerável (VU). Por outro lado, 170 espécies deixaram de constar na lista de ameaçadas.

A obra, que tem a finalidade de delinear as melhores estratégias de conservação, traz uma abordagem que apresenta o conjunto de circunstâncias que colocam as espécies em risco, e também quais são e onde estão as principais ameaças.

Na capa do Volume 1 aparece o sapinho-admirável-de-barriga-vermelha (Melanophryniscus admirabilis), anfíbio endêmico do Sul da Mata Atlântica que em 2014 quase foi declarado extinto pela degradação do seu habitat, às margens do rio Forqueta, em Arvorezinha (RS).

No entanto, um acordo entre pesquisadores, empreendedores e autoridades ambientais permitiu que uma central hidrelétrica que acabaria de vez com o habitat do sapinho não fosse instalada.

“Essa é uma história do quanto o conhecimento é essencial para a conservação da biodiversidade. É a base segura para um diálogo objetivo e transformador”, destaca o cientista Marcelo Marcelino de Oliveira, diretor de pesquisa, avaliação e monitoramento da biodiversidade do ICMBio.

“Temos centenas de espécies de vertebrados, para não mencionar as milhares de espécies de invertebrados, que se distribuem em áreas tão ou mais restritas do que essa, algumas endêmicas a uma única e minúscula lagoa que, pelos mais variados motivos, pode simplesmente deixar de existir e, assim apagar, de modo definitivo e irreversível, milhares de anos de história evolutiva de uma forma de vida única no planeta”, enfatiza Oliveira.

Os sete volumes do Livro Vermelho da Fauna estão disponíveis para download. Para baixá-los, clique aqui.

Você viu?

Ir para o topo