EnglishEspañolPortuguês

Argentinos estão consumindo cada vez menos carne

9 de maio de 2019
2 min. de leitura
A-
A+

Por David Arioch

Em 2017, os funcionários da Casa Rosada, a sede presidencial argentina, começaram a experimentar o “Lunes Vegano” (Foto: Fernando de Andreis)

Os argentinos estão consumindo cada vez menos carne, segundo a Câmara da Indústria e Comércio de Carne e Derivados da Argentina (Ciccra). Só no primeiro trimestre de 2019, a entidade registrou queda de 15% em comparação a 2018. Em consequência dessa redução a produção de carne foi 6,1% menor do que no mesmo período do ano passado.

Embora a Argentina ainda seja um dos maiores consumidores de carne do mundo, hoje só a capital Buenos Aires já conta com mais de 60 restaurantes vegetarianos e veganos, além de outros que oferecem opções para quem não consome nada de origem animal.

Sem dúvida, a cultura da carne na Argentina ainda é muito forte, mas a busca por alternativas baseadas em vegetais está em ascensão no país. Uma prova disso é o sucesso de restaurantes como o La Reverde (Parrilita Vegana), especializado em carnes vegetais e que preza pelo “dirty eating”.

No local, entre os pratos preferidos dos clientes estão o choripán vegan (um sanduíche cheio de seitan) e o vacío (equivalente ao bife de fraldinha) emparelhado com chimichurri.

Outra curiosidade é que o primeiro restaurante orgânico certificado da Argentina, o Bio Solo Orgánico, que abriu suas portas há 17 anos no bairro boêmio de Palermo, tem entre seus pratos mais populares o risoto de quinoa, seitan à milanesa e escalope de pão ralado, além de um flan vegano de leite de coco com doce de leite.

Jogadores como Lionel Messi e Sergio Agüero também ajudaram a abrir espaço para uma nova consciência argentina em relação ao consumo de vegetais quando decidiram adotar uma alimentação vegetariana durante a última Copa do Mundo. Agüero chegou a dizer que não se alimentar de animais fez desaparecer suas recorrentes lesões musculares – o que serviu de incentivo principalmente aos mais jovens.

Além disso, em 2017, os funcionários da Casa Rosada, a sede presidencial argentina, começaram a experimentar o “Lunes Vegano”, que equivale à Segunda Sem Carne no Brasil. Quando realizada, uma lousa é colocada do lado de fora: “Segunda-feira sem carne: melhora sua saúde, desafia você a fazer algo novo, é boa para o planeta. Coma vegetais. Coma de maneira diferente.”

Você viu?

Ir para o topo