EnglishEspañolPortuguês

Parlamento aprova moção para declaração de emergência climática e ambiental

7 de maio de 2019
5 min. de leitura
A-
A+
Reino Unido se torna a primeira nação a declarar emergência climática | Foto: Adobe
Reino Unido se torna a primeira nação a declarar emergência climática | Foto: Adobe

O Parlamento do Reino Unido aprovou por unanimidade uma moção para declarar estado de emergência climática depois que o líder trabalhista, Jeremy Corbyn, apresentou a proposta durante um debate na Câmara dos Comuns.

O Reino Unido é o primeiro país do mundo a declarar emergência ambiental e climática, que foi uma das demandas apresentadas pelos ativistas e defensores do meio ambiente do grupo Extinction Rebellion (Rebelião contra a Extinção, na tradução livre) que fizeram prostestos no último mês em áreas movientadas de Londres.

Enquanto a moção reconhece a ação legislativa atual como ‘insuficiente’ – o governo não tem que agir legalmente sobre ela.

Destruição irreversível

“Não temos tempo a perder. Estamos vivendo em uma crise climática que vai seguir numa espiral perigosamente fora de controle, a menos que tomemos medidas rápidas e dramáticas agora”, disse Corbyn.

“Não se trata mais de um futuro distante. Estamos falando de nada menos que a destruição irreversível do meio ambiente durante nossas vidas de membros desta Casa (parlamento)”.

Nosso planeta nosso futuro

O líder trabalhista, que também afirmou que as crianças que fazem greve de ir a escola, pedindo por mudanças ambientais, estão “à frente dos políticos” – e refere-se à crise climática como “a questão mais importante do nosso tempo”.

Ele acrescentou: “Os jovens sabem disso. Eles têm mais a perder. Eu estava, como muitos membros desta Câmara por todos os lados, profundamente emocionado há algumas semanas fora deste Parlamento cheio de cor e barulho feito pelas crianças cantando: Nosso planeta, nosso futuro”.

Histórico da proposição

A Declaração de emergência ambiental e climática foi declarada após os protestos em massa denunciando a inação política no enfrentamento da crise tomarem conta das ruas de Londres no último mês.

O Partido Trabalhista foi o responsável por colocar a proposta em votação da Câmara dos Comuns (parlamento do Reino Unido), essa que era uma das principais demandas do movimento XR (Extinction Rebellion – Rebelião pela Extinção), cujos ativistas realizaram diversos protestos no último mês.

Jeremy Corbyn afirmou seu desejo de que outros países seguissem o exemplo do parlamento do Reino Unido em se tornar a primeira nação do mundo a declarar uma emergência climática.

A ação foi apoiada pela ativista de 16 anos, Greta Thunberg, que foi indicada ao prêmio Nobel da paz por sua campanha para combater a mudança climática.

Os ativistas do grupo XR (Rebelião Contra a Extinção) pedem ao governo para “dizer a verdade, declarando uma emergência climática e ecológica”, estabelecendo a necessidade de uma mudança urgente.

Corbyn elogiou “o ativismo climático inspirador que temos visto nas últimas semanas” e disse que foi um “massivo e necessário alerta para uma ação rápida e dramática”.

Como parte de seu protesto, o grupo que paralisou partes movimentadas do centro de Londres que foram ocupadas por ativistas, enquanto um pequeno grupo de ativistas do XR foi até a casa de Corbyn usando uma trava de bicicleta em uma cerca e, em seguida, colando-se a ela.

Corbyn disse: “Para os jovens, a emergência climática é a causa de sua geração. E nós, nas gerações mais velhas, devemos encarar isso seriamente. Temos que ter uma abordagem muito mais focada e séria em relação às mudanças climáticas e aos danos que estamos causando em nosso planeta”.

“Queremos um mundo para aqueles que são os países mais afetados e os menos culpados pelas mudanças climáticas e para os nossos jovens. Na quarta-feira, o parlamento do Reino Unido terá a chance de ser o primeiro no mundo a declarar uma emergência ambiental e climática, que, esperamos, desencadeie uma onda de ação de parlamentos e governos em todo o mundo ”.

Esperança e compromisso

O partido trabalhista luta para que o Reino Unido alcance emissões líquidas nulas antes de 2050, uma ambição que fica muito aquém do proposto pela Extinction Rebellion (XR) para um prazo de 2025.

A oposição apontou para números oficiais mostrando uma redução de 2% nas emissões no ano passado, sugerindo que um nível compatível com as emissões líquidas zero não seria alcançado até 2100.

A atitude do partido trabalhista foi elogiada por Thunberg, a adolescente sueca que provocou uma onda de protestos pelo combate à mudança climática em todo o mundo.

Ela disse: “Traz esperança ver um grande partido político europeu acordar e propor uma declaração de emergência climática nacional. É um importante primeiro passo porque envia um sinal claro de que estamos em crise e que as crises climáticas e ecológicas em curso devem ser a nossa prioridade. Não podemos resolver uma emergência sem tratá-la como uma emergência.

“Espero que os outros partidos políticos do Reino Unido se unam e aprovem juntos esta moção no Parlamento – e que os partidos políticos em outros países sigam o seu exemplo.”

O partido trabalhista vai usar uma moção de oposição para pressionar o parlamento a agir com urgência para evitar mais de 1,5% do aquecimento global, o que exige que as emissões mundiais caiam 45% em relação aos níveis de 2010 até 2030, atingindo o zero líquido antes de 2050.

A proposta exigirá metas para o lançamento em massa de para transporte e fornecimento de energia renovável e de baixo carbono, medidas de proteção ambiental adequadamente financiadas para reverter a tendência de declínio das espécies e planos para avançar para uma economia com desperdício zero.

Você viu?

Ir para o topo