EnglishEspañolPortuguês

PL defende tratamento como alternativa ao sacrifício de cães com leishmaniose

6 de maio de 2019
1 min. de leitura
A-
A+

Por David Arioch

Também está está tramitando na Câmara uma proposta que prevê a oferta de vacinação obrigatória e gratuita contra a doença | Foto: Pixabay

O Projeto de Lei 884/2019, de autoria do deputado Paulo Bengtson (PTB-PA), defende tratamento como alternativa ao sacrifício de cães com leishmaniose.

A proposta que em breve será analisada por algumas comissões prevê que seja autorizado o tratamento realizado sob a responsabilidade de médico veterinário cadastrado nos órgãos de controle de zoonoses.

“O projeto procura garantir aos proprietários o direito de tratarem seus animais em vez de sacrificá-los”, destaca o deputado, acrescentando que hoje em dia a eutanásia é praticada indiscriminadamente em casos de leishmaniose.

“Ao contrário do que tem sido divulgado, a Organização Mundial de Saúde e vários pesquisadores questionam a eficácia do sacrifício de animais como medida de combate à Leishmaniose Visceral Canina”, aponta Paulo Bengtson, que é médico veterinário.

Vale lembrar também que está tramitando na Câmara uma proposta que prevê a oferta de vacinação obrigatória e gratuita contra a doença, e que já foi aprovada por duas comissões.

Você viu?

Ir para o topo