Hospitais permitem visitas de animais a pacientes em Porto Alegre (RS)


Hospitais de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, começaram a permitir que animais visitem pacientes internados. Recentemente, o São Lucas, da PUC-RS, autorizou a entrada de cachorros tutelados pelos pacientes. A iniciativa recebeu o nome de “Pata Amiga”.

Foto: Divulgação/PUCRS

Pessoas que estejam internadas há mais de sete dias podem receber a visita de um animal. “A capacidade de brincar e doar amor diminui muito o estresse”, explica ao G1 a diretora assistencial da instituição, Simone Ventura.

O processo é acompanhado por colaboradores do hospital e é realizado conforme o combinado com a família do paciente. Para ter a entrada liberada, o animal te que estar vacinado, com atestado veterinário que comprove bom estado de saúde e de banho tomado. É necessário, também, ter uma autorização do médico do paciente.

Marieta Pasqualotti ficou internada no São Lucas e recebeu a visita de Phoebe, a cadela da família. “Toda vez que a minha mãe tem que ficar internada, a nossa cadelinha fica muito triste”, conta a filha da paciente, Marilene. “Quando ficamos sabendo que poderíamos trazer a Phoebe, a nossa família ficou muito feliz e, no dia da visita, foi muito emocionante para todos. A mãe se emocionou ao ver ela”, completa.

A enfermeira Roberta Marco, que é uma das coordenadoras do projeto “Pata Amiga”, comenta que estudos comprovam os benefícios psicológicos e físicos da visita de animais para pessoas hospitalizadas.

“No São Lucas, as experiências vêm sendo muito positivas. Temos inúmeros relatos das equipes médicas sobre casos em que a ação trouxe uma grande e positiva evolução assistencial nesses pacientes”, diz.

No Hospital Centenário, em São Leopoldo, na Região Metropolitana de Porto Alegre, uma equipe médica se uniu para levar um cavalo para visitar um paciente internado. O caso aconteceu há pouco mais de dois anos e, logo após a visita, o paciente recebeu alta.

Em Porto Alegre, além do São Lucas, o Hospital Conceição e o Independência permitem a visita de animais, conforme informações divulgadas pelo Sindicato dos Hospitais e Clínicas de Porto Alegre.


Gratidão por estar conosco! Você acabou de ler uma matéria em defesa dos animais. São matérias como esta que formam consciência e novas atitudes. O jornalismo profissional e comprometido da ANDA é livre, autônomo, independente, gratuito e acessível a todos. Mas precisamos da contribuição, dos nossos leitores para dar continuidade a este imenso trabalho pelos animais e pelo planeta. DOE AGORA.

Você viu?

CHINA

FINAL FELIZ

POLUIÇÃO

COMPAIXÃO

VIOLÊNCIA

PESQUISA

APELO

RECOMEÇO

BARBÁRIE

SEGUNDA CHANCE


LEIA EM PRIMEIRA MÃO AS NOTÍCIAS MAIS ANIMAIS DO MUNDO

>