EnglishEspañolPortuguês

Ativistas dos direitos animais reprovam “pega do porco” na Festa do Trabalhador de São Pedro do Ivaí (PR)

2 de maio de 2019
1 min. de leitura
A-
A+
Os críticos destacam que é possível perceber que o animal foi colocado na arena contra a sua vontade, senão ele não fugiria (Imagem: Reprodução/YouTube)

Desde ontem, ativistas dos direitos animais de diversas regiões do Brasil estão criticando nas mídias sociais a “pega do porco” realizada durante a Festa do Trabalhador, que reuniu mais de três mil pessoas em São Pedro do Ivaí (PR).

No vídeo disponibilizado na íntegra no YouTube, e compartilhado pelo movimento Nação Vegana Brasil, é possível ver uma arena de madeira, com o interior cheio de lama, e os participantes perseguindo um leitão, que faz o máximo que pode para evitar ser agarrado pelos atacantes. Na prática considerada “tradicional”, o vencedor é aquele que conseguir pegar o animal em menos tempo.

Os críticos destacam que é possível perceber que o animal foi colocado na arena contra a sua vontade, e apontam que a gritaria do público, a narração do locutor e outros barulhos acabam por amedrontar ainda mais o porco, que faz o que pode para tentar escapar.

Além disso, os defensores dos animais frisam que a festa popular, realizada pela Prefeitura de São Pedro do Ivaí no Estádio Natal Breda, é destinada à família, o que significa que crianças também são motivadas a participarem do festejo e a acharem normal a perseguição de um porco apenas por diversão – ainda que este animal demonstre não estar nada satisfeito em estar ali.

Você viu?

Ir para o topo