O Corpo de Bombeiros resgatou 12 gatos com vida e encontrou outros 25 mortos em uma casa no bairro do Engenho Velho de Brotas, em Salvador, na Bahia. O caso aconteceu no último sábado (27) e foi descoberto após denúncia.
Os animais sobreviventes ficaram sob a responsabilidade do abrigo Sítio Doce Lar. Constança Costa, dona do espaço, conta que os gatos estavam em péssima situação.
“São gatinhos assustados, traumatizados. Eles estavam em um lugar muito sujo e uns estavam se alimentando dos restos mortais dos outros”, relatou ao G1.
Os bombeiros foram acionados após os vizinhos da casa começarem a sentir um mau cheiro. O imóvel teve que ser arrombado.
“A casa estava toda lacrada com telas e cadeados. A gente até entende que uma pessoa que goste de gatos proteja a casa para que eles não fujam, mas o que a gente não entende é porque eles estavam abandonados, com fome e sem água”, contou.
O caso foi registrado na 6ª Delegacia (DT/Brotas) no domingo (28). No boletim de ocorrência, consta a informação de que um homem alugou a casa para uma mulher. A identidade dos dois não foi revelada.
O Sítio Doce Lar abrigou os gatos a pedido de um amigo de Constança. “Um amigo que é veterinário e dono de uma clínica foi comunicado do caso e perguntou se eu poderia cuidar dos animais. Então recebemos eles. O gatil estava até desativado porque nós castramos e vacinamos os gatos, mas deixamos eles livres por aqui”, contou Constança.
Para arcar com os gastos dos animais, uma vaquinha online foi feita. “Todas as despesas estão detalhadas. A gente fez consulta por animal e recebemos ajuda da veterinária, mas os gastos são altos. Ao todo tenho 231 animais, são 170 cães. Tínhamos 49 gatos, mas com a chegada desses 12, estamos com 61 gatos”, explicou.