EnglishEspañolPortuguês

Campanha arrecada um bilhão de dólares para proteger o planeta

24 de abril de 2019
3 min. de leitura
A-
A+

O empresário e filantropo suíço Hansjörg Wyss lançou e doou um bilhão de dólares para a Wyss Campaign for Nature (Campanha Wyss pela Natureza, na tradução livre) em uma tentativa de conservar 30% das terras e oceanos do planeta até 2030.

É o projeto mais ambicioso da instituição de proteção ambiental do empresário, The Wyss Foundation, até hoje. A iniciativa terá como objetivo proteger o dobro da quantidade de terra e oceano atualmente protegida.

Ao escrever para o New York Times (NYT), o tímido e introvertido empresário, que vive em Wyoming, explicou a importância do projeto. Ele escreveu: “Estima-se que as espécies de plantas e animais estejam desaparecendo a uma taxa mil vezes mais rápida do que antes dos humanos entrarem em cena. A mudança climática está subvertendo os sistemas naturais em todo o planeta. Florestas, pescarias e o abastecimento de água potável estão em perigo à medida que as indústrias extrativas sugam a natureza, sem trégua”.

Wyss convocou os cidadãos, filantropos, empresários e líderes do governo a “estreitar” a “lacuna entre o quão pouco do nosso mundo natural está atualmente protegido e quanto deveria realmente ser protegido”.

Segundo uma declaração do milionário, o plano de longo prazo do projeto envolve “criar e expandir áreas protegidas, encorajando a comunidade internacional a estabelecer alvos mais ambiciosos para demarcar áreas protegidas, investindo em ciência e inspirando ações de conservação e novos investimentos em todo o mundo”.

Financiada por uma doação de 1 bilhão de dólares de Wyss e apoiada por grupos de conservação, incluindo a National Geographic Society e The Nature Conservancy, a campanha já selecionou nove projetos de conservação em 13 países. A estes projetos serão concedidos 48 milhões de dólares para ajudar a proteger 10 milhões de acres de terra e 17 mil quilômetros quadrados de oceano.

A Nature Conservancy também receberá 6,9 milhões de dólares para ajudar em seu trabalho de conservação marinha no Caribe e nos esforços dedicados a proteger as aves migratórias na Austrália.

Mark Tercek, CEO da The Nature Conservancy, disse: “A Wyss Campaign for Nature é diferenciada por sua visão, escala de ação e compromisso extraordinário em conservar terras e águas contando com a confiança pública. The Nature Conservancy é grata pela liderança filantrópica de Hansjörg Wyss em um momento tão crítico para os poucos locais ainda selvagens do nosso planeta”.

Os esforços filantrópicos de Wyss

A fundação de Wyss doou mais de 450 milhões de dólares nos últimos 20 anos para conservar habitats selvagens em toda a Europa, África, América do Sul, México, EUA e Canadá. Através disso, quase 40 milhões de acres de terra e água estão sendo protegidos.

O esquivo empresário também apoiou iniciativas anti-caça, melhorias no parque nacional, conservação de trilhos a trilhas e projetos de restauração de rios. Ele também protegeu terras no oeste americano de perfuração de petróleo e gás.

A Wyss Campaign for Nature leva seus esforços ambientais ainda mais longe, de acordo com seu próprio fundador: “Pelo bem de todos os seres vivos, vamos fazer com que muito mais do nosso planeta seja protegido pelo povo, para o povo e para sempre”

Você viu?

Ir para o topo