Adidas cria tênis 100% reciclável feito de plástico retirado do oceano


Foto: Adidas
Foto: Adidas

A Adidas, gigante do setor esportivo, criou um tênis totalmente reciclável feito com plástico oceânico 100% reciclável.

Apelidado como o Futurecraft.LOOP (algo como, produto do futuro), o tênis, que atualmente está sendo testado por usuários selecionados antes de chegar ao mercado, será lançado em 2021.

O tênis, que é um modelo de corrida, é apresentado como desempenho de alta performance além de ser 100% reciclável e no momento do descarte pode ser devolvido à Adidas, onde será quebrado em pedaços menores e reutilizado para criar um novo tênis.

Em um comunicado, a Adidas afirma que produzirá 11 milhões de pares de calçados feitos de plástico oceânico reciclado obtidos por meio da interceptação e coleta de resíduos plásticos em praias, ilhas remotas e comunidades costeiras.

Fim do conceito de desperdício

“Retirar o lixo plástico do sistema é o primeiro passo, mas não podemos parar por aí”, disse Eric Liedtke, membro do Conselho Executivo da Adidas.

“O que acontece com seus sapatos depois que você os usa? Você os joga fora – exceto que não há nada mais a ser feito. Há apenas aterros e incineradores para lidar com todo esse lixo e, finalmente, uma atmosfera sufocada com excesso de carbono ou oceanos cheios de lixo plástico.

“O próximo passo é acabar com o conceito de ‘desperdício’ inteiramente. Nosso sonho é que você possa continuar usando os mesmos sapatos repetidas vezes por meio de reciclagem contínua e reaproveitameto de materiais”.

Feito para ser refeito

Quando os tênis forem devolvidos à Adidas, eles serão “lavados, moídos em pedaços e derretidos em material para componentes de um novo par de sapatos”.

Liedtke acrescentou: “O FUTURECRAFT.LOOP é o nosso primeiro tênis de corrida que foi feito para ser refeito. É uma declaração de nossa intenção de assumir a responsabilidade por toda a vida do nosso produto; prova de que podemos construir tênis de corrida de alto desempenho que você não precisa jogar fora. “


Gratidão por estar conosco! Você acabou de ler uma matéria em defesa dos animais. São matérias como esta que formam consciência e novas atitudes. O jornalismo profissional e comprometido da ANDA é livre, autônomo, independente, gratuito e acessível a todos. Mas precisamos da contribuição, dos nossos leitores para dar continuidade a este imenso trabalho pelos animais e pelo planeta. DOE AGORA.

Você viu?

TECNOLOGIA

DESUMANIDADE

ACOLHIMENTO

EFICIÊNCIA

VIDAS PERDIDAS

DEDICAÇÃO

SOFRIMENTO EMOCIONAL

DOÇURA

AÇÃO HUMANA


LEIA EM PRIMEIRA MÃO AS NOTÍCIAS MAIS ANIMAIS DO MUNDO

>