Jaguatirica resgatada após atropelamento é devolvida à natureza no PR


Uma jaguatirica foi devolvida à natureza na terça-feira (23) após passar por tratamento veterinário. O animal foi resgatado na última semana após ser atropelado na região de Mandaguari (PR). A soltura, feita pelo BPMA (Batalhão de Polícia Militar Ambiental, ocorreu nas proximidades do Rio Pirapó, também no Paraná.

Foto: Ivan Amorin/Viapar

“Os agentes da concessionária Viapar encontraram a jaguatirica atropelada e, imediatamente, nos avisaram para dar as devidas providências. A jaguatirica passou por exames e foi constatado um leve traumatismo craniano e perda da visão. Recebeu os devidos cuidados para reverter os traumas, recuperou a visão e foi solta ao seu habitat natural”, explicou o soldado da PM Ambiental, Tiago Carabelli. As informações são do portal Bonde.

De janeiro até o momento, 16 animais já foram resgatados em rodovias do estado. Em 2018, foram 100. Os animais que são mais resgatados são cavalos e bois. Devido a esse cenário, a Viapar fez uma parceria com a Sociedade Protetora dos Animais de Paranavaí (SPAP), que recebe os animais resgatados. A entidade permite que o tutor leve o animal para casa dentro de um período de 10 dias após o resgate, sob pagamento de taxa e comprovação de tutela.

O supervisor do CCO (Centro de Controle e Operações), Ronaldo Parpinelli, explica que os animais encontrados nas rodovias são resgatados por meio de um procedimento padrão da Viapar.

“Os Agentes de Tráfego passam por treinamentos para resgate de animais de pequeno, médio e grande porte e o resgate é feito com auxílio de Caminhão Boiadeiro da concessionária, além de instrumentos específicos”, finaliza.


Gratidão por estar conosco! Você acabou de ler uma matéria em defesa dos animais. São matérias como esta que formam consciência e novas atitudes. O jornalismo profissional e comprometido da ANDA é livre, autônomo, independente, gratuito e acessível a todos. Mas precisamos da contribuição, dos nossos leitores para dar continuidade a este imenso trabalho pelos animais e pelo planeta. DOE AGORA.

Você viu?

AÇÃO HUMANA

TRAGÉDIA

MASSACRE

ESTUDO

FINAL FELIZ

MIGRAÇÃO

EXPLORAÇÃO

APELO

LUTO

FLORIANÓPOLIS (SC)


LEIA EM PRIMEIRA MÃO AS NOTÍCIAS MAIS ANIMAIS DO MUNDO

>