Guia ensina a identificar mamíferos aquáticos do Brasil


A publicação mostra as principais diferenças físicas entre peixe-boi, baleias e golfinhos | Foto: Pixabay

O Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Mamíferos Aquáticos (CMA), do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), acaba de lançar o Guia Ilustrado de Identificação de Cetáceos e Sirênios do Brasil.

A publicação mostra as principais diferenças físicas entre baleias, golfinhos e peixe-boi. No guia, o interessado encontrará os tipos de nadadeiras (dorsal, caudal, peitoral), as características da cabeça, o peso, as medidas, além de hábitos alimentares de cada espécie.

Segundo o guia, muitos mamíferos aquáticos ocorrem em áreas costeiras e fluviais e, por consequência, estão sujeitos a uma variedade de ameaças impostas por atividades antrópicas. As principais ameaças estão relacionadas ao crescimento desordenado ou irregular de atividades urbanas, pesqueiras, industriais, agrícolas e portuárias.

A publicação traz ainda o mapa de distribuição dos mamíferos aquáticos no Brasil. O objetivo é permitir que leigos, amantes da natureza e pessoas que trabalham próximo ao habitat dos animais (turistas, pescadores, mergulhadores, salva-vidas, estudantes e outros) possam identificar, de forma rápida e eficiente, os cetáceos e sirênios.

Para ter acesso ao Guia Ilustrado de Identificação de Cetáceos e Sirênios do Brasil, clique aqui.


Gratidão por estar conosco! Você acabou de ler uma matéria em defesa dos animais. São matérias como esta que formam consciência e novas atitudes. O jornalismo profissional e comprometido da ANDA é livre, autônomo, independente, gratuito e acessível a todos. Mas precisamos da contribuição, dos nossos leitores para dar continuidade a este imenso trabalho pelos animais e pelo planeta. DOE AGORA.

Você viu?

SOLIDARIEDADE

NOVOS LARES

RIO CLARO (SP)

EXTINÇÃO

VISIBILIDADE

CANADÁ

ABRAÇO ANIMAL

DENÚNCIA


LEIA EM PRIMEIRA MÃO AS NOTÍCIAS MAIS ANIMAIS DO MUNDO

>