Startup produz “leite idêntico” ao de vaca a partir de levedura e fermentação microbiana


O processo, segundo eles, cria todas as proteínas existentes no leite e garante o mesmo sabor e textura do leite de vaca (Foto: Divulgação)

A startup Perfect Day, fundada em San Francisco, nos Estados Unidos, por Ryan Pandya e Perumal Gandhi, está investindo na produção de um “leite idêntico” ao de vaca a partir de levedura e fermentação microbiana.

No início do ano passado, por meio da companhia de investimentos Temasek Holdings, de Singapura, a dupla arrecadou 24,7 milhões de dólares para investir no projeto.

O processo, segundo eles, cria todas as proteínas existentes no leite e garante o mesmo sabor e textura do leite de vaca, com a principal diferença de que não há nada de origem animal no processo produtivo.

A ideia do projeto surgiu a partir de um desejo pessoal de encontrar uma alternativa aos laticínios que faça com que até pessoas que são muito apegadas a esses alimentos abandonem tal consumo.

Pandya e Perumal, que se tornaram vegetarianos na faculdade, contam que assim que se informaram sobre as implicações do processo de produção de carne e laticínios decidiram abdicar desses alimentos de origem animal.

O leite desenvolvido e aperfeiçoado pela Perfect Day ao longo de quatro anos, ainda não está no mercado, mas eles adiantam que isso deve mudar em no máximo dois anos, já que a prioridade agora é “refinar o processo de produção”.

Atualmente, Ryan Pandya e Perumal Gandhi estão firmando parcerias com empresas de alimentos e apontam como diferencial o fato de o produto ser livre de hormônios, antibióticos, lactose, corantes e sabores artificiais.

Também enfatizam que o leite a partir de levedura e fermentação microbiana tem condições de competir com a indústria de laticínios em um futuro não muito distante, inclusive em relação a preços.


Gratidão por estar conosco! Você acabou de ler uma matéria em defesa dos animais. São matérias como esta que formam consciência e novas atitudes. O jornalismo profissional e comprometido da ANDA é livre, autônomo, independente, gratuito e acessível a todos. Mas precisamos da contribuição, dos nossos leitores para dar continuidade a este imenso trabalho pelos animais e pelo planeta. DOE AGORA.

Você viu?

HOLOCAUSTO

INSPIRAÇÃO

CONSCIENTIZAÇÃO

CONSCIENTIZAÇÃO


LEIA EM PRIMEIRA MÃO AS NOTÍCIAS MAIS ANIMAIS DO MUNDO

>