EnglishEspañolPortuguês

Centenas de ativistas pelos direitos animais protestaram ontem na Austrália

9 de abril de 2019
2 min. de leitura
A-
A+
Os manifestantes convidavam os transeuntes a assistirem ao documentário “Dominion” (Foto: AFP)

Ontem, centenas de ativistas percorreram as ruas de Melbourne, na Austrália, e de mais algumas cidades do estado de Victoria, protestando contra a exploração animal e cantando: “O que queremos? Libertação animal – agora!”

Em Melbourne, a movimentação começou por volta das 5h30 e bloqueou um importante cruzamento da cidade, nas imediações da Estação Flinders Street. A polícia foi enviada para intervir e 38 pessoas acabaram presas, incluindo três adolescentes.

Os manifestantes seguravam cartazes informando que se tratava de um protesto pacífico e de uma emergência para alertar sobre a realidade dos animais explorados para consumo. Entre os detidos estavam desde garotos de 15 anos até senhoras com mais de 70 anos. Durante a prisão de alguns manifestantes, alguns transeuntes celebraram, segundo o news.com.au

Um homem debochou em sua conta no Twitter, declarando que estava saindo para comer uma salada no café da manhã, mas em vez disso, depois que viu os veganos tomando as ruas de Melbourne, optou por um hambúrguer com uma quantidade extra de bacon.

Em tom sensacionalista, alguns veículos da mídia australiana classificaram o evento como um exemplo de como o “ativismo vegano está causando o caos no país.” Em referência aos protestos, que foram além de Melbourne, o primeiro-ministro Scott Morrison declarou que os “criminosos de colarinho verde” devem enfrentar a “força da lei”. Também os chamou de “criminosos anti-australianos”.

Os manifestantes convidavam os transeuntes a assistirem ao documentário “Dominion”, que tem aproximadamente duas horas de duração e explora seis facetas primárias da relação humana com os animais – animais de companhia, vida selvagem, pesquisa científica, entretenimento, vestuário e alimentos. O filme se propõe a questionar a moralidade e a validade do nosso domínio sobre o reino animal.

Apesar das críticas, não houve registros de violência por parte dos manifestantes, mas apenas discursos e interferências pontuais no tráfego. Protestos também estão planejados para serem realizados em Sydney, Brisbane e Hobart nos próximos dias, mas os locais não foram divulgados para evitar ações que possam prejudicar as mobilizações.

Você viu?

Ir para o topo