EnglishEspañolPortuguês

Cientistas abandonam projeto que resultou na morte de milhares de gatos nos EUA

3 de abril de 2019
1 min. de leitura
A-
A+
Desde 1982, o departamento vinha infectando gatos com toxoplasmose (Acervo: Alley Cat Rescue)

Cientistas do laboratório de Serviço de Pesquisa Agrícola do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos anunciaram hoje que estão desistindo de um programa de pesquisa que custou a morte de milhares de gatos.

Desde 1982, o departamento vinha infectando gatos com toxoplasmose, como parte de um projeto que supostamente alegava combater doenças transmitidas por meio de alimentos.

Porém, a decisão só veio à tona depois que a NBC News revelou em uma reportagem que os cientistas do Serviço de Pesquisa Agrícola estavam comprando cães e gatos no mercado de carne asiática para usá-los como cobaias e sacrificá-los em um laboratório em Maryland.

Diante da repercussão, o Departamento de Agricultura disse que sua “pesquisa de toxoplasmose com animais foi descontinuada e não será restabelecida”. O senador do partido Democrata Jeff Merkley, do Oregon, qualificou as experiências extremamente perturbadoras.

O parlamentar também destacou que o departamento tomou a decisão correta. Ao longo dos anos, mais de três mil gatos foram mortos no projeto e mais de 22 milhões de dólares foram gastos.

Segundo o Serviço de Pesquisa Agrícola, nenhum gato foi sacrificado ou infectado com patógenos de toxoplasmose desde setembro do ano passado, e que os 14 gatos que continuam no laboratório serão enviados para adoção.

Você viu?

Ir para o topo