EnglishEspañolPortuguês

Os mares estão nos salvando do aquecimento global desenfreado

17 de março de 2019
2 min. de leitura
A-
A+

Um novo estudo revela que por décadas, os oceanos absorveram imensas quantidades de dióxido de carbono da atmosfera – o que impediu um impacto total do aquecimento global na Terra.

Segundo os cientistas, o dióxido de carbono, resultado da queima de combustíveis fósseis, está em seu nível mais alto na nossa atmosfera em milhões de anos. Felizmente, cerca de 31% dessas emissões que equivalem a 2,6 bilhões de toneladas por ano foram absorvida pelos mares.

“É um enorme serviço que os oceanos estão fazendo”, disse o coautor do estudo, Richard Feely, ao Seattle Times.

“Isso reduz significativamente a temperatura global”.

Toda essa absorção tem um custo muito alto para os oceanos: o dióxido de carbono dissolvido no mar faz com que a água se acidifique, o que limita o modo como os moluscos e os corais constroem seus esqueletos. Além disso, também afeta a saúde de outros peixes e espécies marinhas.

“O aumento da carga de dióxido de carbono no interior dos oceanos já está causando impacto na indústria de moluscos, particularmente ao longo da costa oeste dos Estados Unidos”, disse Feely, cientista da Administração Nacional Oceânica e Atmosférica (NOAA). As informações são do USA Today.

Até quando?

De acordo com o estudo, quanto mais dióxido de carbono estiver na atmosfera, mais será absorvido pelos oceanos – até que ele se torne saturado. Isso significa que as temperaturas do ar aqui em cima poderiam eventualmente atingir níveis absurdamente quentes.

“Em algum momento, a capacidade do oceano em absorver o carbono começará a diminuir”, disse Jeremy Mathis, cientista da NOAA e co-autor do estudo, ao Mashable.

“Os níveis atmosféricos de dióxido de carbono podem subir mais rapidamente do que já são”.

Alerta

A ONU já reconheceu que o consumo de carne é o problema mais urgente do mundo e que medidas drásticas precisam ser tomadas para frear o aquecimento global.

O setor agropecuário é o maior responsável pelas emissões de gases de efeito estufa no mundo, gerando mais emissões do que todos os meios de transporte juntos. Além do dióxido de carbono, as vacas produzem 567 bilhões de litros de gás metano por dia.

Uma mudança global do consumo de carne e laticínios para alimentos à base de vegetais pode reduzir as emissões agrícolas pela metade até 2050, segundo uma nova pesquisa. O estudo foi conduzido pelo Instituto Internacional para Análise de Sistemas Aplicados (IIASA) e foi a primeira análise detalhada da mitigação agrícola não-CO2.

Essas mudanças fariam contribuições significativas para a meta de estabilização climática de 1,5°C em todos os setores da economia. De todos os gases de efeito estufa causados pelo homem, as emissões de metano e óxido nitroso da agricultura representam de 10% a 12%.

Você viu?

Ir para o topo