EnglishEspañolPortuguês

Naturalista David Attenborough perdeu o apetite por carne 'pela situação do planeta'

27 de março de 2019
3 min. de leitura
A-
A+
Foto: Ian West |PA

O apresentador de televisão e historiador natural, David Attenborough,já afirmou em um vídeo que “precisamos começar a fazer mudanças sérias para combater as mudanças climáticas”, acrescentando que “aqueles que aqueles estão na zona de conforto – e especialmente pessoas em partes mais ricas –  muitas vezes não são afetados pelos efeitos do aquecimento global, causados ​​por uma série de indústrias, incluindo a pecuária.”

Reflexões sobre os impactos do consumo de carne no planeta levaram o naturalista a perder o apetite pela carne.

Falando à revista Radio Times, ele pediu que as pessoas ajam de maneira mais responsável ao fazer escolhas sobre comida.

“Acima de tudo, temos que ter uma coisa em mente – cada bocado de comida e cada sopro de ar que tomamos depende de um planeta saudável” , disse ele.

“E a única coisa que podemos fazer é parar o desperdício. Não desperdice comida. Não desperdice energia. Eles são preciosos e não podemos viver sem eles. Todos nós somos consumidores dessas coisas e devemos agir com responsabilidade”, afirmou o executivo de 92 anos, dizendo ainda que “talvez, ao fazer isso, possamos desfazer os danos que estamos causando.”

Quando questionado sobre se as pessoas deveriam reduzir sua ingestão de carne, Attenborough respondeu: “Bem, não podemos continuar a comer carne no ritmo em que estivemos”.

“Eu não tenho sido um vegetariano doutrinário ou vegano, mas não tenho mais o mesmo apetite por carne. Por quê? Não tenho certeza. Eu acho subconscientemente talvez seja por causa do estado do planeta”, disse ele. As informações são do LiveKindly.

Colaborações de David 

A série de TV “Nosso Planeta” – feita em colaboração com o World Wildlife Fund (WWF) foi narrada por Attenborough e destaca tanto a beleza quanto as lutas do mundo nas questões como mudança climática, sobrepesca e desmatamento.

A carne e a produção de laticínios são os principais propulsores desses problemas, bem como a escassez de água, a extinção de espécies, o aumento do nível do mar e a poluição. Recentemente, as Nações Unidas afirmaram que o combate ao consumo de carne é o problema mais urgente do mundo , e a pesquisa da Universidade de Oxford, no Reino Unido, descobriu que a melhor ação individual que uma pessoa pode tomar para ajudar o planeta é adotar uma dieta vegana.

Agora, ele apresentará um novo documentário da BBC sobre mudança climática.

No ano passado, a BBC chamou a mudança climática de “a maior ameaça da humanidade em milhares de anos” na cerimônia de abertura da conferência da ONU sobre o tema.

Agora, o documentário inédito mostrará imagens que revelam o impacto que o aquecimento global já teve. Attenborough diz que as condições mudaram “muito mais rápido” do que ele jamais imaginou.

De acordo com a BBC, o filme oferece “uma explicação inflexível sobre o que os níveis perigosos de mudança climática poderiam significar para as populações humanas.”

A diretora de conteúdo Charlotte Moore disse: “Há uma verdadeira fome do público para descobrir mais sobre a mudança climática e entender os fatos.

Você viu?

Ir para o topo