EnglishEspañolPortuguês

Governadora de Iowa sanciona lei que permite processar quem realiza investigações secretas em matadouros

20 de março de 2019
1 min. de leitura
A-
A+
Lei endossada pela governadora interfere em investigações de grupos como Compassion Over Killing (COK), que denuncia abusos de animais em fazendas industriais em Iowa (Fotos: Getty/COK)

A governadora republicana do estado de Iowa, nos Estados Unidos, Kim Reynolds sancionou na semana passada uma lei que permite processar quem realiza investigações secretas em matadouros.

O projeto é uma reação às denúncias de maus-tratos a animais baseados em investigações realizadas por ativistas e grupos que atuam em defesa dos animais no país.

E a lei não vale apenas para matadouros, mas também para o que é registrado em qualquer propriedade rural e também em locais onde animais domésticos são criados com finalidade comercial.

Sob a lei “ag-gag” qualquer pessoa que entrar em uma instalação mentindo sobre as próprias intenções pode ser acusado de grave contravenção, segundo o jornal Des Moines Register.

A nova lei interfere diretamente em investigações de grupos como Compassion Over Killing (COK), que denuncia abusos de animais em fazendas industriais em Iowa.

A governadora disse que pessoas não treinadas e não desejadas nessas propriedades colocam os produtores e a economia do estado de Iowa em risco.

“Leis como essa ajudam ainda mais a segurança de nossos produtores, nosso estado e nossa nação, e tenho orgulho de sancioná-la hoje”, declarou Kim Reynolds.

Por outro lado, a deputada democrata Liz Bennett disse que esse tipo de lei vai funcionar como uma mordaça, que impede as pessoas de denunciarem situações de maus-tratos por medo de serem penalizadas legalmente.

“Esse projeto mostra o dedo do meio para a liberdade de expressão, proteção ao consumidor, segurança alimentar e bem-estar animal”, lamentou Liz ao Register.

Você viu?

Ir para o topo