EnglishEspañolPortuguês

Cirva denuncia que é possível que existam apenas 10 vaquitas no mundo

19 de março de 2019
1 min. de leitura
A-
A+
Também conhecida como boto-do-pacífico, a vaquita é uma espécie endêmica do Golfo da Califórnia, no Noroeste do México (Foto: Greenpeace/Marcelo Otero)

De acordo com um relatório publicado este mês pelo Comitê Internacional para a Recuperação da Vaquita (Cirva), é possível que existam apenas 10 vaquitas no mundo, animal considerado o menor cetáceo do mundo.

Também conhecida como boto-do-pacífico, a vaquita é uma espécie endêmica do Golfo da Califórnia, no Noroeste do México, e tem um metro e meio e pesa cerca de 50 quilos. E a má notícia é que ela pode ser extinta antes de 2022.

A maior causa do risco de extinção do cetáceo é a pesca ilegal no Golfo da Califórnia, onde as vaquitas sempre foram visadas porque suas bexigas natatórias têm alto valor comercial na China.

Em reação à situação, o diretor Richard Ladkani e o ator e produtor Leonardo DiCaprio uniram forças para produzir o documentário “Vaquita – Sea of Ghosts”, que foi aclamado no Sundance Film Festival, em Park City, Utah, no mês passado.

O documentário que discute a pesca ilegal e as tentativas e meios de salvar a vaquita conta com a participação do ex-presidente mexicano Enrique Peña Nieto e da organização Sea Shepherd. “Vaquita – Sea of Ghosts” é uma continuação do documentário indicado ao Oscar “The Ivory Game”, de 2016, que aborda o comércio ilegal de marfim. Ainda não há previsão de quando o documentário vai ser disponibilizado ao público.

Você viu?

Ir para o topo