EnglishEspañolPortuguês

Ativista vegano que libertou milhares de animais lança livro sobre a sua trajetória

5 de março de 2019
3 min. de leitura
A-
A+
Em setembro de 1998, Young e Samuel foram indiciados por interferência no comércio interestadual e por terrorismo (Fotos: Divulgação)

Recentemente o ativista vegano Peter Daniel Young, conhecido por libertar milhares de animais na década de 1990, lançou o livro “Liberate: Stories and Lessons on Animal Liberation Above the Law”, editado pela organização Animal Liberation Front (ALF) e publicado pela Warcry Communications. Entre os assuntos abordados estão a trajetória do autor na invasões de fazendas de peles e laboratórios que realizam testes em animais, pesquisas sobre alvos da ALF e histórias de fuga ao ser caçado pelo FBI.

Há também ensaios sobre estratégias de libertação de animais de fazendas, realidade prisional para ativistas dos direitos animais, guia do fora da lei para a cultura de segurança, “As Sete Leis da Militância” e lições e táticas de ação da Animal Liberation Front.

Em entrevista concedida à revista “No Compromise”, Peter Young relatou que se tornou vegano em 1994, influenciado por bandas veganas do cenário straight edge como Vegan Reich, Earth Crisis e Raid, e também por uma experiência que teve ao visitar um matadouro de frangos no Distrito Internacional de Chinatown, em Seattle.

Young participou pela primeira vez de uma ação direta no outono de 1997, quando ele e seu amigo Justin Samuel partiram de Washington para o Meio-Oeste, em direção à Flórida, com o objetivo de libertar animais aprisionados em fazendas de peles. Só em outubro daquele ano, eles libertaram pelo menos oito mil martas e raposas de seis fazendas nos estados de Iowa, Dakota do Sul e Wisconsin, além de destruírem registros de reprodução mantidos em cada fazenda.

Em setembro de 1998, Young e Samuel foram indiciados por interferência no comércio interestadual e por terrorismo. Em decorrência dessas ações, Peter Young sofreu perseguição do FBI por mais de sete anos. Em 21 de março de 2005, Young foi localizado e preso em San Jose, na Califórnia. Em setembro do mesmo ano, se declarou culpado de conspiração por libertar martas de seis fazendas de peles.

Os promotores argumentaram que Young havia agido em nome da Animal Liberation Front, mas o advogado de defesa negou isso. O ativista dos direitos animais teve de cumprir pena de dois anos em uma prisão federal e realizar 360 horas de serviço comunitário em uma instituição de caridade “para beneficiar humanos e nenhuma outra espécie”.

Também foi condenado a pagar US$ 254 mil de restituição e a a cumprir um ano de liberdade condicional. Antes do anúncio da condenação, Peter Young disse aos proprietários das fazendas de peles em que os animais foram libertados que tudo que fez foi a experiência mais gratificante de sua vida. Young ganhou a liberdade em 1º de fevereiro de 2007, e desde então participou de turnês da banda Earth Crisis, divulgando os direitos animais e o veganismo. Além disso, atualmente ministra palestras em conferências nos Estados Unidos e na Europa.

Saiba Mais

O livro está disponível na Amazon por menos de US$ 10.

Peter Daniel Young participou dos filmes “Bold Native” e dos documentários “Skin Trade”, “Edge: The Movie” e “Speciesism: The Movie”, sobre os direitos animais. Ele também é o idealizador do grupo Voice of the Voiceless, atual Animal Liberation Frontline.

Você viu?

Ir para o topo