EnglishEspañolPortuguês

Adolescentes convencem a União Europeia a gastar mais de 1 trilhão de dólares com o meio ambiente

2 de março de 2019
2 min. de leitura
A-
A+
Greta Thunberg. Foto: Francois Mori

Thunberg se dirigiu à Comissão Europeia afirmando que adultos e líderes não estão agindo rápido o suficiente para frear a catástrofe da mudança climática mundial.

“Nos últimos anos, muitas vezes eu acreditava que os jovens não queriam chamar a atenção para eventos importantes”, disse o presidente da Comissão Européia, Jean-Claude Junker, impressionado com o discurso e a paixão do adolescente pela causa.

“Eu estou errado. Eles de fato aceitam o desafio”.

Thunberg clamou a estudantes de todo o mundo que se posicionarem contra a mudança climática, fazendo uma greve escolar para alertar governos de todo o mundo sobre a urgência do assunto.

Foto: LiveKindly

Semana passada, mais de 10 mil estudantes belgas deixaram a escola para protestar contra o aquecimento global. No Reino Unido, milhares de estudantes protestaram do lado de fora de Westminster pelo mesmo motivo.

Alguns criticaram os protestos, incluindo a primeira-ministra britânica Theresa May. Já o líder do Partido Trabalhista do Reino Unido, Jeremy Corbyn, disse que era “inspirador ver os estudantes fazendo suas vozes serem ouvidas”.

 

Foto: Nick Ansell / PA

A UE ouviu o recado de Thunberg e propôs um 1,3 trilhão de dólares para combater a mudança climática nos próximos sete anos.

“Precisamos focar cada centímetro do nosso ser na mudança climática”, disse Thunberg em seu discurso. “Porque se falharmos, todas as nossas conquistas e progressos serão em vão”.

Ela continuou: “Tudo o que restará do legado dos nossos líderes políticos será o maior fracasso da história humana e eles serão lembrados como os maiores vilões. Eles escolheram não ouvir e não agir”.

A agricultura já foi apontada como umas das atividades mais prejudiciais ao planeta. Produzir e consumir alimentos de origem animal traz impactos direto nas questões climáticas. Além de oferecer riscos para a saúde das pessoas, a prática é cruel com os animais. A transição para a energia renovável e uma drástica redução na agricultura animal precisa acontecer urgentemente.

Governos em toda a Europa já recomendam comer mais alimentos à base de vegetais e menos carne para salvar o meio ambiente.

Você viu?

Ir para o topo