EnglishEspañolPortuguês

6,4 milhões de canadenses estão reduzindo ou eliminando o consumo de carne

16 de março de 2019
1 min. de leitura
A-
A+
Atualização do Guia Alimentar tem contribuído para uma mudança de consciência da população canadense (Foto: Mikaela MacKenzie / Winnipeg Free Press)

Uma pesquisa concluída recentemente pela Universidade de Dalhousie com o apoio da Universidade de Guelph revela que 6,4 milhões de canadenses estão reduzindo ou eliminando o consumo de carne.

De acordo com o coordenador da pesquisa, o professor Sylvain Charlebois, a última atualização do Guia Alimentar do Canadá, que incentiva mais o consumo de alimentos à base de vegetais e qualifica uma dieta vegana ou vegetariana estrita como saudável, tem contribuído para uma mudança de consciência dos consumidores.

Regionalmente, a população de Ontário é a que provavelmente consome menos carne. O relatório mostra também que as mulheres são mais propensas a acreditarem que a carne é substituível. Os homens, no entanto, particularmente os mais velhos, consideram a ingestão de carne como “um dos grandes prazeres da vida.”

Segundo a pesquisa, os entrevistados mais jovens e mais instruídos têm “menos apego à carne” e são mais propensos a preferirem alternativas baseadas em plantas. “63% entrevistados que seguem uma dieta vegana, livre de todos os produtos de origem animal têm menos de 38 anos. Os consumidores mais jovens também são menos propensos a acreditarem que comer carne é um direito fundamental”, aponta Sylvain Charlebois.

O pesquisador Simon Somogyi, da Universidade de Guelph, frisa que até 2050 o planeta terá mais de 10 bilhões de pessoas e por isso essas mudanças podem ser vistas como um avanço, já que as proteínas de origem vegetal são produzidas de forma mais sustentável.

Você viu?

Ir para o topo