EnglishEspañolPortuguês

ONG pede apoio a projeto que prevê uso de fogos silenciosos em Conde (PB)

29 de março de 2019
1 min. de leitura
A-
A+
O projeto também considera outros agravantes do uso de fogos com estampidos, como traumas emocionais, desenvolvimento de fobias, ataques aos tutores e convulsões (Foto: Getty)

No dia 1º de abril, às 14h, vai ser votado na Câmara Municipal de Conde (PB), na Região Metropolitana de João Pessoa, um projeto de lei do vereador Naldo Cell que propõe o uso de fogos de artifício silenciosos na cidade. O PL qualifica como inadmissível continuar utilizando fogos que, em decorrência do barulho, grande mal aos animais em decorrência da audição muito sensível.

O projeto considera alguns agravantes do uso de fogos com estampido, como traumas emocionais, desenvolvimento de fobias, atropelamento, ferimentos por artefatos, ataques aos tutores, convulsões e até mesmo a morte de animais. Um exemplo que gerou bastante repercussão no país em janeiro foi o da cadela Mila, que ficou muito assustada e faleceu em casa, no Rio de Janeiro, durante uma queima de fogos de artifício.

Para evitar situações como essa, a ONG Vida na Rua, de Conde, está pedindo que a população apoie a iniciativa, para coibir definitivamente o uso de fogos de artifício tradicionais, que geram desconforto inclusive em crianças e idosos, além de animais domésticos.

“Esperamos que a Câmara Municipal de Conde faça com que a cidade se destaque, assim como muitos outros municípios brasileiros e países que vêm adotando o uso de fogos silenciosos. Também estamos pedindo que as pessoas se manifestem de forma favorável à iniciativa nas redes sociais, porque isso ajuda a chamar a atenção para a nossa luta”, frisa a ONG.

Você viu?

Ir para o topo