Um cavalo escorregou e caiu no chão enquanto era explorado para puxar uma charrete na cidade de Petrópolis, na Região Serrana do Rio de Janeiro. O acidente aconteceu na tarde de terça-feira (26) no bairro Retiro.
Apesar da Companhia Petropolitana de Trânsito e Transportes (CPTrans), responsável por fiscalizar as charretes, ter afirmado que o cavalo não se machucou, a psicóloga Carolina Schmidt, que flagrou o acidente, disse que ele sofreu escoriações pelo corpo.
Carolina passava pela região dirigindo um carro quando viu o animal se acidentar. Segundo ela, motoristas começaram a descer dos veículos para ajudar a levantar o cavalo. As informações são do portal G1.
A CPTrans afirmou que uma avaliação seria feita no animal nesta quarta-feira (27). O órgão disse ainda que os atestados de saúde do cavalo estão atualizados e que não foram detectados problemas nas fiscalizações periódicas.
Fim das charretes
Um plebiscito, realizado no ano passado, teve maioria de votos a favor da proibição da tração animal em charretes na cidade de Petrópolis. A decisão, no entanto, ainda não entrou em vigor.
A administração municipal afirmou que aguarda que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) notifique a Câmara de Vereadores sobre a homologação do resultado do plebiscito para que um projeto de lei seja enviado ao Legislativo para regulamentar o fim da tração animal no município.
Após a aprovação da Câmara, o prefeito irá sancionar a lei. A previsão, segundo o TSE, é de que o ofício seja expedido ao Legislativo nos próximos dias.