EnglishEspañolPortuguês

Califórnia avança na proibição do comércio de peles de animais

27 de março de 2019
2 min. de leitura
A-
A+
Membros da rede de defesa dos direitos animais Direct Action Everywhere (DxE) protestando contra o comércio de peles em frente a uma das lojas da Bloomingsdale’s na Califórnia (Foto: DxE/Divulgação)

A Califórnia deu mais um importante passo a caminho da aprovação do projeto de lei A44, que visa proibir o comércio de peles de animais em todo o estado. Na última votação, dessa vez com membros do Comitê Judiciário da Assembleia Legislativa da Califórnia, o resultado foi 9 a 2 a favor do projeto.

No início do mês, o Comitê de Água, Parques e Vida Selvagem também aprovou a proibição. O projeto é de autoria da parlamentar Laura Friedman que qualificou o comércio e o uso de peles de animais como ultrapassado e desnecessário após o parecer favorável do Comitê Judiciário, segundo publicação de ontem do jornal de moda Women’s Wear Daily.

“Hoje temos uma variedade de alternativas mais humanas. Não há necessidade de peles no século 21 e não há lugar para isso em um futuro sustentável”, discursou Laura após o resultado da votação.

Ela lembrou também que os animais são retirados do próprio habitat e mantidos em gaiolas até o momento em que são mortos para a extração de suas peles. Vale lembrar que várias cidades do estado da Califórnia já baniram o uso de peles, como San Francisco, Berkeley, West Hollywood e Los Angeles, que estabeleceu um prazo de adaptação que termina no dia 1º de janeiro de 2021.

Organizações como a Federação Internacional de Peles criticaram o projeto, dizendo que seria possível estabelecer uma alternativa de “monitoramento da cadeia de suprimentos por meio de auditorias”.

Este mês a ativista dos direitos animais e membro da Assembleia Legislativa de Nova York, Linda Rosenthal, apresentou um projeto de lei que prevê a proibição da produção e venda de peles de animais no estado de Nova York até 2021.

“As fazendas de peles nos Estados Unidos criam animais como guaxinins, raposas, martas e chinchilas para matar simplesmente por causa de suas peles, e muitas vezes usando métodos cruéis e desumanos”, criticou Linda em memorando apresentado na Assembleia Legislativa de Nova York.

Você viu?

Ir para o topo