O contrabando de animais é um dos problemas mais graves que assolam o planeta. A caça e o comércio de espécies selvagens exóticas está dizimando e extinguindo populações.
Recentemente, a World Animal Protection iniciou uma campanha contra o comércio de animais silvestres. Parte dela inclui a criação de uma falsa loja online onde a organização vende animais exóticos e os envia aos compradores através da Turkish Airlines – uma vez que a companhia já foi acusada de colaborar com o tráfico de papagaios-do-congo em voos que saem da República Democrática do Congo, Nigéria e Mali com destino a países do Oriente Médio e Ásia.
“Ao não verificar com cuidado as cargas que transporta, a Turkish Airlines está contribuindo para o sofrimento e morte desses animais. Recentemente, mais de 60 papagaios-do-congo transportados pela companhia da República Democrática do Congo ao Kuwait chegaram mortos ao destino”, disse a WAP.
Mas agora, após uma petição pedindo às companhias aéreas da Turquia sejam mais atentas e rigorosas no controle de carga, a ONG e a Turkish trabalham juntas pelo fim do contrabando de animais exóticos para serem domesticados.
“Crueldade e sofrimento são inevitáveis na captura ou reprodução, venda e posse desses animais selvagens.”
A petição teve cerca de 190 mil, o que ‘forçou’ a Turkish Airlines a colaborar com a organização de bem-estar animal na interceptação do contrabando de papagaios africanos.
“Estamos satisfeitos que a companhia aérea esteja aberta a trabalhar em conjunto para implementar mudanças de longo alcance para defender os papagaios-cinzentos africanos da crueldade”, disse a World Animal Protection. As informações são do VeganNews.
“Esperamos que este trabalho ajude a proteger outros animais selvagens capturados no comércio de animais exóticos também”.