Jornalista escreve série de livros para resgatar a infância e ajudar a causa animal

25 de março de 2019
3 min. de leitura
A-
A+
Gabriella autografando o livro para Marcia Maiolli | Foto: Divulgação

Em meio a uma sociedade aflita com as crianças, e marmanjos, cooptadas pelas telas mágicas dos celulares e computadores, a jornalista e ativista ambiental Aida Franco propõe um alento aos pais e adultos de modo geral. Trata-se de uma série de livros, intitulada Guardador de Palavras da Gabi. O volume 1, ‘Elucubrações entre os dois e quatro anos e meio” foi lançado em 2017 e agora, está sendo editado o volume 2, ‘Devaneios dos quatro anos e meio aos cinco’. O Guardador apresenta-se através de diálogo cotidianos, entre mãe e filha, relativos aos mais variados assuntos. Tem uma proposta humana na essência da palavra, que é estimular a escuta entre adultos e crianças. E carrega consigo um bocado de solidariedade à causa animal, com parte das vendas e cotas dos exemplares, destinados a ONGs e protetores de Cianorte, como os Amigos de Patas, e outros locais do Brasil.

Dona Tereza, 86 anos, devorando o Guardador | Foto: Divulgação

“Eu sempre atuei na área ambiental e doar uma parte dos valores arrecadados à causa animal é uma conseqüência natural para mim”, explica Aida que, tanto em seu trabalho de conclusão de graduação como no de doutorado, abordou temáticas voltadas à proteção ambiental.

Em seus 31 capítulos, distribuídos em 142 páginas, ilustradas pela personagem principal, sua filha Gabriella Beatrice, o leitor viaja para o universo mágico da infância, com perguntas sem respostas: “Mãe, quando é que a gente desmorre?” ou aquelas que tiram um riso fácil, tamanha a sagacidade dos pequenos: “Sou um cachorro!” diz Gabi, ao que a mãe fala: – Então vamos tomar banho. “Então eu sou um gato!”. Hoje, a garota tem 12 anos e há conteúdo suficiente para um livro para cada ano, finalizando com a chegada da adolescência.

Arthur, 11 anos, filho de Noemi Ferreira, concentrado na leitura | Foto: Divulgação

O Guardador é incomum, pois não é um livro para criança. Na verdade, é um livro de criança para adulto. “Se você guarda as fotografias das crianças com as quais convive, para registrar momentos únicos, onde tem guardado suas palavras? Onde tem guardado seus pensamentos e questionamentos?” pergunta a jornalista.

A empatia está presente nas mais variadas situações, narradas, que tem leitura não linear. Começa ou termina, onde o leitor desejar. O livro inicia-se com uma pequena história em que a criança, com menos de quatro anos, fica comovida com uma idosa que coletava material reciclado no interior de Minas Gerais. A mãe, que retornava do mercado, ouve atentamente ao que Gabi conta e vai ao encontro da idosa para fazer doações. Em outras passagens, o leitor depara-se com Gabi na praia, aos quatro anos, brigando em defesa dos siris que eram perseguidos por banhistas.

E o que dizem os leitores? Por parte deles, sobram elogios. “Outro dia foi muito legal. Estávamos aqui na chácara e um amigo começou a ler em voz alta. Todos pararam para ouvir… foi bem gostoso”, conta a professora aposentada Márcia Maiolli, doutora em Matemática. “O efeito guardador é incrível. A gente que é mãe passa a ouvir de uma outra forma o que os pequenos nos dizem diariamente. Muito bacana isso”, conta a professora e mãe, Noemi Ferreira Vieira.

Divulgação

O Guardador está disponível na Amazon (R$18,82) e também na versão física (R$40,00 com frete incluído), podendo ser adquirido diretamente com a autora, através do Facebook e Instagram bastando digitar o nome principal guardadordepalavrasdagabi. Vale a pena curtir as redes sociais do Guardador, lá você vai encontrar o cheiro da infância!

Você viu?

Ir para o topo