Tutor usa câmera escondida para filmar seu gato durante a noite


Foto: Lomphonten Lomphontan/Facebook
Foto: Lomphonten Lomphontan/Facebook

Gatos são famosos por adorarem passeios externos. Eles costumam cochilar em pequenos períodos durante o dia, chegando a dormir de 12 a 16 horas no total – mas é a noite que a ação realmente acontece. Pode não ser uma informação muito conhecida, mas os gatos são na verdade animais noturnos.

Claro que eles ajustam um pouco seus padrões de sono para combinar com os de seus tutores, mas em geral a noite é o horário em que eles gostam de sair e brincar.

Foto: Lomphonten Lomphontan/Facebook
Foto: Lomphonten Lomphontan/Facebook

O tutor de um gato na Tailândia, curioso para saber exatamente que tipo de travessuras seu companheiro felino realizava à noite, montou uma câmera escondida para gravar o gato enquanto ele (tutor) dormia.

Como já se pode imaginar, ele filmou uma atividade anormal de “ronronar” demonstrando carinho e ternura, enquanto seu companheiro peludo observava seu sono com atenção.

Lomphonten Lomphontan, tutor do gato e também usuário do Facebook postou algumas fotos de imagens capturadas pela câmera noturna no grupo tailandês “Cat Lovers Club” na rede social. Como pode se ver pelas imagens, ele foi capaz de flagrar alguns dos momentos mais bonitos e carinhosos entre ele e o felino.

Foto: Lomphonten Lomphontan/Facebook
Foto: Lomphonten Lomphontan/Facebook

Os gatos são descendentes do gato-selvagem-africano – um animal prioritariamente noturno. A domesticação de gatos tornou seus padrões de atividade mais diurnos como os humanos, no entanto, a maioria dos gatos ainda acorda pelo menos duas vezes ou mais por noite, como pode ser visto nas imagens.

Lomphonten não é o único usuário do Facebook que tem curiosidade em saber o que os felinos fazem à noite. Pesquisadores da Universidade da Geórgia colocaram pequenas câmeras em 55 gatos na região de Atlanta e, em seguida, estudaram mais de 37 horas de filmagem para identificar tendências.

Assim como seus ancestrais, 44% desses gatos ao ar livre caçavam procurando por pequenos animais selvagens, 85% dessas capturas ocorreram durante as estações mais quentes.

Foto: Lomphonten Lomphontan/Facebook
Foto: Lomphonten Lomphontan/Facebook

Sejam eles são internos ou externos, aqueles que dividem a casa com um gato provavelmente já os ouviu fazendo mais barulho à noite, com miados compridos, parecidos com uivos.

Esses choramingos podem acontecer por uma série de razões: velhice, estresse, problemas médicos ou simplesmente tédio (isso acontece especialmente com gatos que ficam dentro de casa e que não tiveram tempo suficiente para brincar).

Se o seu gato está atrapalhando seu sono à noite, há várias sugestões diferentes possíveis. Assim como é feito com as crianças, uma boa opção é tentar cansar o gato quando for chegando a noite, com sessões de brincadeiras. Alimentar o gato antes de dormir, é outra boa ideia, pois eles geralmente tendem a dormir depois de comer uma saborosa e farta refeição.

Foto: Lomphonten Lomphontan/Facebook
Foto: Lomphonten Lomphontan/Facebook

É importante ressaltar que, mesmo o gato amando seu tutor, ele pode causar ferimentos não intencionais durante a noite. O gato pode perceber um olho se movendo embaixo da pálpebra e ao tentar pegá-lo pode acabar golpeando o rosto do tutor em um movimento brincalhão.

Sejam ele mais noturnos ou diurnos, os gatos seduzem por seu carisma inquestionável, sua independência e o amor incondicional que proporcionam àqueles que tem o prazer de desfrutar de sua companhia.


Gratidão por estar conosco! Você acabou de ler uma matéria em defesa dos animais. São matérias como esta que formam consciência e novas atitudes. O jornalismo profissional e comprometido da ANDA é livre, autônomo, independente, gratuito e acessível a todos. Mas precisamos da contribuição, dos nossos leitores para dar continuidade a este imenso trabalho pelos animais e pelo planeta. DOE AGORA.

Você viu?

AVANÇO

COMPORTAMENTO

'SAVE RALPH'

ÍNDIA

REVOLTA

AÇÃO SOCIAL

MÉXICO


LEIA EM PRIMEIRA MÃO AS NOTÍCIAS MAIS ANIMAIS DO MUNDO

>