EnglishEspañolPortuguês

Estudantes da América se unem para deter a mudança climática

13 de março de 2019
6 min. de leitura
A-
A+

Nós, jovens da América, estamos fartos de décadas de inação sobre as mudanças climáticas. Na sexta-feira, 15 de março, jovens como nós nos Estados Unidos vão fazer uma greve escolar. Nós gritamos para chamar a atenção para os milhões de nossa geração que mais sofrerão as consequências do aumento da temperatura global, do aumento do nível dos mares e do clima extremo. Mas esta não é uma mensagem apenas para a América. É uma mensagem do mundo para o mundo, pois estudantes em dezenas de países em todos os continentes estarão juntos pela primeira vez.

Por décadas, a indústria de combustíveis fósseis bombeou as emissões de gases de efeito estufa em nossa atmosfera. Trinta anos atrás, o cientista climático James Hansen alertou o Congresso sobre a mudança climática. Agora, de acordo com o mais recente relatório do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas sobre o aumento da temperatura global, temos apenas 11 anos para evitar efeitos ainda piores da mudança climática. E é por isso que lutamos.

Nós lutamos para apoiar o Green New Deal. A indignação varreu os Estados Unidos sobre a legislação proposta. Alguns se recusam ao custo de fazer a transição do país para a energia renovável, enquanto outros reconhecem seu benefício muito maior para a sociedade como um todo. O Green New Deal é um investimento em nosso futuro – e o futuro de gerações além de nós – que proporcionará empregos, novas infraestruturas críticas e, o mais importante, a drástica redução das emissões de gases de efeito estufa essencial para limitar o aquecimento global. E é por isso que lutamos.

Para muitas pessoas, o New Deal Verde parece uma ideia radical e perigosa. Esse mesmo sentimento foi sentido em 1933, quando Franklin D. Roosevelt propôs o New Deal – uma legislação drástica creditada com o fim da Grande Depressão que ameaçou (e custou) muitas vidas neste país. Barões-ladrões, cidadãos comuns e muitos outros estavam enfurecidos com as políticas promulgadas pelo New Deal. Mas olhando para trás, como isso mudou os Estados Unidos, é impossível ignorar que o New Deal pôs fim ao pior desastre econômico da história, criando programas fundamentais como o Seguro Social e estabelecendo novas agências reguladoras, como a Securities and Exchange Commission.

A mudança é sempre difícil, mas não deve ser temida ou evitada. Mesmo para seus críticos, o New Deal de Roosevelt acabou se saindo muito bem. Os Estados Unidos lideraram a economia mundial ao longo das muitas décadas desde então. As mudanças propostas no Green New Deal ajudarão a garantir que toda a nossa espécie tenha a oportunidade de prosperar nas próximas décadas (e séculos). Como o New Deal original foi para o declínio da economia dos EUA, o Green New Deal é para o nosso clima em mudança. E é por isso que lutamos.

Os argumentos populares contra o Green New Deal incluem alegações absurdas de que proibirá aviões, hambúrgueres e flatulência de vacas – afirmações que estão espalhadas até mesmo por alguns dos líderes mais poderosos de nossa nação, como o líder da maioria no Senado, Mitch McConnell. Embora essas alegações extravagantes sejam claramente falsas, elas revelam uma verdade maior aparente nas populações americanas e mundiais: em vez de agir contra a ameaça iminente da mudança climática, nossos líderes fazem jogos políticos. Porque os adultos não levarão o nosso futuro a sério, nós, os jovens, somos forçados a isso. E é por isso que lutamos.

Os sintomas alarmantes do Denialismo Climático – uma condição séria que afeta tanto os corredores do governo quanto a população em geral – marcam nossas atuais e históricas encruzilhadas de ação do tipo “faça-ou-quebra” na mudança climática. Embora haja muitas razões para essa aflição – como a dificuldade em compreender o conceito abstrato de um clima globalmente alterado ou a paralisia diante de uma catástrofe ambiental avassaladora – o principal modo de contágio do Denialismo Climático envolve mentiras de políticos, grandes corporações e interesses de grupos. As pessoas no poder, como o senador McConnell e os irmãos Koch, usaram dinheiro e poder para mudar estrategicamente a narrativa sobre a mudança climática e espalhar mentiras que permitem a si e a outros beneficiários da indústria de combustíveis fósseis manter as fortunas que construíram com a queima de combustíveis fósseis e a degradação do meio ambiente.

O atual presidente dos Estados Unidos é um negador radical da mudança climática. O presidente Trump abandonou o histórico Acordo de Paris e twitta repetidamente sobre os fenômenos climáticos que ele alega de alguma forma refutar a existência da mudança climática – apesar do fato de que sua própria administração relatou os fatos da mudança climática e seu impacto nos Estados Unidos .

Também estamos preocupados que os principais democratas demonstrem sua própria falta de urgência sobre a ameaça existencial da mudança climática. A rejeição da senadora californiana Dianne Feinstein a um grupo de estudantes que visitava seu escritório para implorar seu apoio ao Green New Deal foi muito perturbador para nós, jovens. Feinstein não terá que enfrentar as consequências de sua falta de ação nas mudanças climáticas. Ela sugeriu que as crianças um dia concorressem pelo próprio Senado se desejassem aprovar uma legislação climática agressiva.

Infelizmente, isso pode não ser uma opção para nós, se ela e outros democratas, como a presidente da Câmara, Nancy Pelosi, continuarem a desconsiderar os pedidos da nossa geração. Confrontados com políticos de ambos os lados do corredor que menosprezam e nos ignoram, somos forçados a tomar uma posição e estamos fazendo isso juntos em uma escala global. E é por isso que lutamos.

Nós lutamos porque nossos líderes mundiais não reconheceram, priorizaram ou abordaram adequadamente a crise climática. Nós lutamos porque as comunidades marginalizadas em toda a nossa nação – especialmente comunidades de cor e comunidades de baixa renda – já são desproporcionalmente impactadas pelas mudanças climáticas. Nós lutamos porque, se a ordem social for interrompida por nossa recusa em frequentar a escola, os adultos influentes serão forçados a tomar nota, enfrentar a urgência da crise climática e promulgar mudanças. Com o nosso futuro em jogo, exigimos uma ação legislativa radical – agora – para combater as mudanças climáticas e seus inúmeros efeitos prejudiciais sobre o povo americano.

Nós lutamos pelo Green New Deal, por uma transição justa e justa para uma economia 100% renovável, e para parar a criação de novas infraestruturas de combustíveis fósseis.

Os autores são os principais organizadores do US Youth Climate Strike , parte de um movimento estudantil global inspirado pelas greves semanais da escola Greta Thunberg, ativista climática de 16 anos na Suécia e em outros países europeus.

 

Por Maddy Fernands, Isra Hirsi, Haven Coleman e Alexandria Villaseñor
Fonte: The Bulletin

Você viu?

Ir para o topo