Um abrigo para cães abandonados e vítimas de maus-tratos no Missouri, nos Estados Unidos, iniciou um projeto por meio do qual crianças leem para os cachorros. O objetivo é fazer com que os animais voltem a confiar nas pessoas e que as crianças aprendam a se relacionar de forma saudável com os cães.
O projeto, nomeado de “Shelter Buddies Reading Program” (Programa de leitura de amigos do abrigo, em tradução livre), trabalha com crianças de 6 a 15 anos. As informações são do portal M de Mulher.
Submetidas a um treinamento de 10 horas no Humane Society of Missouri, as crianças aprendem a se comportar corretamente diante dos animais, que estão fragilizados devido aos maus-tratos, e a interpretar a linguagem corporal dos animais para saber se eles estão estressados ou com medo.
Após o treinamento, as crianças sentam em frente aos cães, sob a supervisão de um adulto, e começam a ler histórias. Elas podem levar um livro que gostem ou escolher um dos mais de 100 livros disponíveis no abrigo.
O projeto tem ajudado na recuperação dos animais e funcionado como uma espécie de reabilitação. Com a leitura feita pelas crianças, os cachorros têm ficado menos estressados e, aos poucos, começam a confiar novamente nos seres humanos. Além disso, as crianças aprendem sobre a responsabilidade que elas têm com o bem-estar dos animais.