EnglishEspañolPortuguês

Brasil recebe R$ 371,4 milhões por reduzir desmatamento entre 2014 e 2015

9 de março de 2019
1 min. de leitura
A-
A+

O Brasil tornou-se o primeiro país a receber recursos financeiros do Fundo Verde para o Clima por ter reduzido com sucesso as emissões de gases de efeito estufa do desmatamento.

O Brasil tornou-se o primeiro país a receber recursos financeiros do Fundo Verde para o Clima (Foto: Thinkstock)

O pagamento do GCF de 371,4 milhões de reais é baseado nos resultados alcançados pelo Brasil no bioma Amazônia entre 2014 e 2015, que foram relatados e validados por especialistas da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (UNFCCC). Essa é a essência do REDD+, um mecanismo para recompensar e reconhecer países por terem reduzido o desmatamento.

Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), o pagamento é fundamental para guiar o Programa Piloto de Incentivo a Serviços Ambientais para a Conservação e Recuperação de Vegetação Nativa, intitulado “Floresta+”, que será implementado pelo governo brasileiro com apoio do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).

O Brasil alcançou resultados significativos no que tange às emissões por desmatamento no bioma Amazônia. Estima-se que o país tenha reduzido entre 2006 e 2015 um total de 6.125.501.727 de toneladas de CO2 equivalente de emissões provenientes do desmatamento naquela área.

Você viu?

Ir para o topo