EnglishEspañolPortuguês

Irmãos ursos encontrados desnutridos e famintos se recuperam incrivelmente

16 de fevereiro de 2019
3 min. de leitura
A-
A+
Foto: The Bears

Trancados em uma pequena gaiola em um canteiro de obras de Laos, Ásia, os ursos haviam passado toda a vida atrás de grades como animais domésticos. Seus corpos eram tão magros, com pelos castanho-avermelhados finos pendurados em suas peles. Eles pareciam estar perto da morte.

Os irmãos tinham suportado muito, mas suas novas vidas estavam a caminho quando o fundo Free The Bears foi alertado sobre os animais e viajou para resgatá-los em fevereiro do ano passado.

Foto: The Bears

Os socorristas conseguiram informações sobre o passado dos animais.

“Disseram-nos que eles só tinham sido alimentados com bananas”, disse Rod Mabin, gerente de comunicações da Free The Bears, ao The Dodo.

“Ambos os ursos eram muito magros, letárgicos e muito pequenos para a idade, mais próximos do tamanho de filhotes de 6 a 9 meses de idade, apesar de terem de 2 a 3 anos de idade”.

Sofrendo de desnutrição severa, os ursos dificilmente sobreviveriam – mas o fizeram. De volta ao centro de resgate após uma longa jornada de volta para casa, os ursos se acomodaram confortavelmente em uma ala de quarentena e receberam as refeições mais nutritivas que tiveram em suas vidas.

Depois de algumas semanas de refeições constantes, remédios e espaço para se movimentar, os filhotes se sentiam mais fortes – e até se sentiam bem o suficiente para encontrar um amigo.

Foto: The Bears

“Eles foram lentamente introduzidos em uma dieta balanceada e rapidamente ganharam peso, massa muscular e confiança”, disse Mabin.

“Quando apresentados a um filhote de 2 anos de idade, eles foram cautelosos no início, no entanto logo se tornaram amigos. O filhote brincalhão ajudou a tirá-los daquela tristeza que carregavam”.

Os ursos já tiveram estômagos vazios e quase nenhuma energia – e agora eles brincam como jovens. A cada mês após o resgate, Ant e Kham experimentaram novas visões, sons e brinquedos.

Os irmãos conheceram tudo de novo com curiosidade e, embora jamais possam crescer quanto os outros filhotes de sua idade, eles agradecem a nova vida de coração. O pelo deles está começando lentamente a ficar mais grosso, mas só o tempo dirá se eles crescerão completamente.

“Agora que eles estão no caminho da recuperação, eles gostam de fazer o que todos os filhotes de urso amam – escalar, lutar, brincar de lutar, comer e dormir”, disse Mabin.

“Ant gosta de tirar uma soneca em sua rede. Os dois permanecem próximos e muitas vezes os vemos cochilando juntos”.

Foto: The Bears

Faz agora um ano desde que foram resgatados, e Ant e Kham se transformaram completamente. Eles vivem ao lado de vários outros jovens resgatados, e a equipe espera trazê-los para uma casa florestal ainda maior no final deste ano.

Depois de tudo o que eles suportaram, eles finalmente encontraram paz e conforto – juntos.

“É incrivelmente recompensador ver esses dois belos ursos se recuperando da proximidade da morte”, disse Mabin.

“Ant e Kham precisarão de cuidados vitalícios em nossos santuários e podem viver até 40 anos. Eles não são apenas uma inspiração para todos os associados ao Free the Bears, eles também inspiram os muitos milhares de visitantes que passam por aqui, ajudando a aumentar a conscientização sobre o comércio ilegal de animais selvagens e questões de conservação da vida selvagem”.

Fonte: The Dodo

 

 

 

 

 

Você viu?

Ir para o topo