"Petspot"

Ideia simples ajudará famílias a reencontrarem animais desaparecidos

O objetivo do Petspot é ser muito mais que um simples aplicativo, seu conceito remete a uma comunidade que tem como propósitos: proteger, auxiliar e amparar os animais e seus tutores, através de uma extensa rede de ferramentas e serviços.

Foto: Pixabay
Foto: Pixabay

Quem nunca viu aqueles tradicionais cartazes espalhados pelas ruas colados em árvores e postes com mensagens e fotos tristes de “Procura-se”. O desaparecimento de animais domésticos é um problema sério que atinge famílias pelo mundo inteiro.

No Brasil, não existem números oficiais, porém nos Estados Unidos estima-se que há em torno de 10 milhões de animais desaparecidos por ano, e que um a cada três animais se perderão em algum momento de suas vidas, segundo a organização American Humane Association.

Atualmente, grande parte das formas de resolução destes casos, dependem principalmente; das mídias sociais e de bancos de informações pulverizados em diversas plataformas e pequenos websites locais. Fato este que implica na pouca eficiência de sucesso, por divulgarem os dados para pessoas de regiões distantes e de maneira passiva, onde o próprio tutor precisa ir atrás da informação.

Em casos de desaparecimento; está comprovado que o “tempo” é o ponto mais crítico para conseguir reintegrar novamente o animal à sua família. Por isso quanto mais rápido a informação viajar para um maior número de pessoas possível, maior será a possibilidade de êxito, pois esses “anjinhos perdidos” ficarão cercados de pessoas que saberão exatamente o que fazer e com quem falar.

Essa é a principal proposta da nova plataforma chamada Petspot.

A ideia desse aplicativo surgiu quando um dos fundadores perdeu sua gatinha chamada Amy em 2013. Como ele estava envolvido em um projeto de BigData na época, pensou em reunir o e-mail e telefone das pessoas que viviam próximas à sua residência, para contatá-las e pedir por informações relevantes que pudessem auxiliar na busca.

Somente três anos depois, o aplicativo tomou forma e saiu do papel com a ajuda de um amigo que acreditou na ideia e decidiu investir para tornar o primeiro protótipo realidade. Hoje, as demandas do projetos são gerenciadas e executadas entre as obrigações cotidianas com investimentos próprios de três sócios, o que faz com que ainda dependam muito do engajamento orgânico das pessoas para o crescimento da empresa.

O objetivo do Petspot é ser muito mais que um simples aplicativo, seu conceito remete a uma comunidade que tem como propósitos: proteger, auxiliar e amparar os animais e seus tutores, através de uma extensa rede de ferramentas e serviços.

Vale ressaltar que o aplicativo não fica restrito exclusivamente a encontrar animais desaparecidos. Já nessa primeira versão é possível: divulgar adoções (o que poderia auxiliar consideravelmente o trabalho das ONGs); além de sinalizar animais encontrados, denunciar possíveis casos de maus-tratos e trocar mensagens entre outros usuários do app.

O aplicativo também pode ser muito útil contra sequestros de animais, que tiveram um crescimento de 9,36% em apenas 2 anos, no estado de São Paulo. Em dados de 2015, a Secretaria de Segurança Pública (SSP) registrou cerca de dez furtos e roubos por semana, totalizando 500 ocorrências.

Em breve novas funcionalidades e serviços serão implementados para os usuários tanto no App quanto no website.

Graças ao apoio de algumas Organizações como a ANDA e a AMA Animais, nossa iniciativa vem ganhando força neste início de 2019. Além disso alguns canais de comunicação como a Fanpage “8Balls” e algumas personalidades relevantes nas redes sociais, vem desempenhando um papel fundamental no fortalecimento da nossa causa.

Entretanto, todo esse apoio não é o suficiente, como aplicativo é totalmente gratuito e não está atrelado a nenhuma grande Empresa, Marca ou Instituição Financeira; seu crescimento depende do engajamento orgânico das pessoas e ONGs dispostas a ajudar esta nobre causa.

Você pode fazer a diferença na vida de alguém em apenas alguns segundos:

Acesse o site da Petspot e conecte-se com a comunidade de Petspotters através do formulário. Uma notificação em tempo real será enviada sempre que um peludinho se perder próximo ao seu CEP. Se quiser contribuir ainda mais, baixe o aplicativo e compartilhe essa ideia com sua família e amigos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui