EnglishEspañolPortuguês

Filme expõe a realidade da caça de rinocerontes

5 de fevereiro de 2019
2 min. de leitura
A-
A+
“A magia daquele momento desapareceu quando descobri que essa criatura magnífica estava à beira da extinção” (Imagem: Sides of a Horn)

Recentemente o diretor Toby Wosskow lançou o filme de curta-metragem “Sides of a Horn”, que expõe a realidade dos rinocerontes, animais que têm sido perseguidos e mortos na África porque seus chifres são muito valorizados no mercado asiático. O último rinoceronte-negro-ocidental por exemplo, foi extinto em 2011, assim como uma subespécie do rinoceronte javanês no Vietnã.

“Em 2016, enquanto viajava pela África do Sul, eu estava andando pela mata com um guarda florestal quando nos deparamos com um rinoceronte branco pastando em paz. Além da beleza do animal, o que mais me impressionou foi que essa cena poderia ser a mesma de 50 milhões de anos atrás. Mas a magia daquele momento desapareceu quando descobri que essa criatura magnífica estava à beira da extinção”, relata Wosskow.

Segundo o realizador, uma demanda absurda por chifre de rinoceronte em partes da Ásia está fomentando uma guerra ilegal na África do Sul. “As organizações criminosas internacionais estão atacando as pessoas mais desesperadas financeiramente que vivem em áreas protegidas e oferecendo a elas uma fração dos lucros no exterior para se aproveitarem de sua própria vida selvagem. Enquanto isso, outras pessoas nessas mesmas comunidades rurais estão tomando o caminho legítimo de se tornarem guardas florestais antipopulares e colocando suas vidas em risco para proteger sua herança da vida selvagem”, enfatiza.

Considerando esses fatos, Toby Wosskow idealizou um curta que mostra como duas pessoas do mesmo nível de pobreza, da mesma comunidade e até mesmo da mesma família podem acabar em lados opostos dessa guerra. “A crise da caça furtiva é uma questão complexa e a discussão deve ir além do simples certo e errado. Espero que ‘Sides of a Horn’ seja um catalisador que inspire uma discussão maior que possa levar a uma mudança positiva. O número de mortes humanas está aumentando e o rinoceronte pode entrar em extinção na próxima década”, lamenta.

Você viu?

Ir para o topo