EnglishEspañolPortuguês

Colômbia proíbe a caça esportiva

21 de fevereiro de 2019
2 min. de leitura
A-
A+
Foto: Pixabay

A proibição – promovida pela magistrada Laura Santacoloma – entrará em vigor em um ano, dando tempo aos colombianos para se adaptarem. Infelizmente, a pesca esportiva não será incluída.

Segundo o tribunal, a caça recreativos é inconstitucional; faz com que o número de espécies diminua e seja prejudicial ao meio ambiente. A Colômbia abriga ecossistemas ricos e tem a segunda maior biodiversidade do mundo – mais de novo mil espécies no país são endêmicas.

A Federação Colombiana de Tiro e Caça Recreativa acredita que o esporte é uma parte inerente da cultura colombiana mas o tribunal afirma que isso não é verdade.

De acordo com Phys.Org , o magistrado Antonio J José Lizarazo disse:  “Não é constitucionalmente permitido matar ou maltratar animais com o único propósito de recreação”.

A PETA elogiou a decisão da Colômbia, observando que a proibição salvará a vida de “incontáveis ​​veados, pombos, patos, coelhos e outros animais.

A Colômbia é o segundo país da América Latina a proibir a caça recreativa; A Costa Rica foi a primeira, aprovando uma lei contra o esporte em 2012. Proibições semelhantes foram propostas em outros países ao redor do mundo, incluindo a Grã-Bretanha .

Em dezembro, o músico e ex-líder do Oasis, Liam Gallagher, e várias outras figuras influentes – incluindo o MP Jeremy Corbyn e o apresentador de TV Chris Packham – pediram que a importação de troféus de caça fosse banida o mais rápido possível no Reino Unido.

“A caça de troféus está tendo um impacto negativo na vida selvagem através da perda de um número significativo de indivíduos saudáveis ​​que são fundamentais para a sobrevivência de populações em rápido declínio”, escreveram eles em uma carta enviada ao jornal nacional The Guardian.

Em setembro passado, a Colômbia deu mais um passo significativo em direção à proteção dos animais. Um projeto de lei foi submetido ao Congresso pedindo a proibição de testes com animais cosméticos, bem como testes de itens de limpeza e outros produtos domésticos.

Você viu?

Ir para o topo