Uma baleia foi encontrada morta com 115 copos, quatro garrafas, 25 sacos, um par de chinelos e outros pedaços de plástico não identificados no estômago. O caso aconteceu em Wakatobi, na Indonésia. O animal tinha 6 quilos de plástico no organismo. A Indonésia só perde para a China no ranking dos países que mais utilizam plástico em todo o mundo.

(Foto: Reprodução)

O corpo da baleia foi encontrado na ilha de Kapota, nas proximidades do Parque Nacional de Wakatobi. O animal media 9,5 metros. Biólogos e ambientalistas não conseguiram identificar a causa da morte. As informações são do portal Observador PT.

 “Apesar de não termos conseguido determinar a causa da morte, os fato que conhecemos já são horríveis o suficiente”, disse a bióloga marinha do World Wildlife Fund (WWF), Dwi Suprapti, em entrevista ao canal de notícias CNN.

(Foto: WWF)

O ministro indonésio de Assuntos Marítimos, Luhut Binsar Pandjaitan, que é defensor da redução do uso de plástico, espera que o caso sirva de alerta para a sociedade sobre a necessidade de frear não só o consumo, como a produção de itens feitos de plástico. “Fico muito triste ao ouvir isso”, disse o ministro ao saber da morte da baleia.

“É possível que muitos outros animais marinhos estejam contaminados com plástico”, afirmou a Associated Press.