EnglishEspañolPortuguês

Aquecimento global trará verão com tempestades e poluição, diz estudo

28 de fevereiro de 2019
3 min. de leitura
A-
A+

Uma pesquisa feita pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) concluiu que o aquecimento global fará com que o verão tenha tempestades e poluição. De acordo com o estudo, a poluição está se mantendo por mais tempo nas cidades e as tempestades de verão estão ficando mais fortes.

A elevação do nível, as inundações catastróficas, as ondas devastadoras de valor e os furacões sem precedentes são resultados do aquecimento global. Segundo os pesquisadores, até mesmo os aspectos mais mundanos do clima estão sendo afetados por danos causados pelo homem à natureza, podendo gerar danos às pessoas e às propriedades. As informações são da agência de notícias Bloomberg.

(Foto: Pixabay)

“É possível ligar as observações que as pessoas estão fazendo em breves escalas de tempo a respeito dos fenômenos climáticos a mudanças na situação climática média”, disse o principal autor do estudo, Charles Gertler, estudante de pós-graduação do Departamento de Ciências Terrestres, Atmosféricas e Planetárias do MIT. “Para ser mais claro, isto é a mudança climática e sua impressão digital nos eventos climáticos”, completou.

O problema tem relação com o modo que a mudança da estrutura de alor da atmosfera, que está relacionada ao aquecimento global, impulsiona enormes sistemas climáticos nas regiões em que a maioria das pessoas vive. No alto da atmosfera, os ciclones extratropicais são alimentados pela mistura de ar quente e frio. Eles são a força por trás das nevascas, tempestades e tormentadas com raios. Os ventos provocados por eles sopram a poluição do ar para longe nas cidades após dias de verão com nevoeiro e fumaça. No sul, eles mantêm o movimento de fortes tempestades. Isso, no entanto, está mudando atualmente. Isso porque a circulação desses enormes sistemas climáticos estão enfraquecendo e o resultado são municípios cobertos por poluição por dias e regiões inteiras mais vulneráveis a repentinas tempestades torrenciais.

“O clima do verão não está ventilando as cidades americanas no mesmo ritmo de antigamente”, disse Gertler.

Para que os ciclones extratropicais aconteçam, é necessário que haja diferença de temperatura entre as latitudes sul e norte. Essa diferença, porém, está diminuindo com o aquecimento do Ártico, que tem ocorrido duas vezes mais rápido que a média global – isso tem reestruturado gradualmente o clima no hemisfério.

O estudo, publicado na revista acadêmica Proceedings of the National Academy of Sciences, concluiu ainda que os ciclones extratropicais mais fracos podem estar contribuindo também para que as ondas de calor se prolonguem. Os pesquisadores usaram dados de temperatura e de precipitações que remontam a 1979, quando o monitoramento por satélite teve início. A energia disponível para esses sistemas caiu 6% durante os meses de calor no hemisfério norte, uma taxa “próxima do extremo do que diferentes modelos climáticos simulam para as últimas décadas”, segundo os pesquisadores.

De acordo com o estudo, os ciclones estão empurrando a energia disponível para as tempestades em suas extremidades e a quantidade dessa energia para tempestades com raios está “aumentando a uma taxa bastante significativa” de 13%, o que pode torná-las mais fortes, segundo Gertler. Essa mudança está associada à umidade adicional na atmosfera e tem gerado mais chuvas com rajadas curtas e intensas.

A poluição do ar é a sexta principal causa de morte no mundo. Ela tem matado mais do que o álcool, a insuficiência renal e o excesso de sal.

Você viu?

Ir para o topo