Deputados pedem que governador do MS libere a caça do jacaré


Deputados estaduais da Assembleia Legislativa do Mato Grosso do Sul pedem que o governador Reinaldo Azambuja (PSDB) libere a caça do jacaré. A proposta será analisada em audiência com a data a ser decidida. A justificativa dos parlamentares é de que há um superpovoamento da espécie, que tem prejudicado o meio ambiente.

O deputado Marçal Filho (PSDB) defende que haja fiscalização para que não ocorram casos de maus-tratos, mas considerou que ainda “cabe muito debate” sobre o assunto. O deputado Cabo Almi (PT) concordou com a questão da fiscalização. As informações são do Correio do Estado.

(Foto: Pixabay / Ilustrativa)

O líder do governo na Assembleia Legislativa, deputado José Carlos Barbosa (DEM), conhecido como Barbosinha, afirmou que a minuta está em aberto e que cabe discussão. O parlamentar deixou claro o interesse financeiro no projeto. Segundo ele, a caça do jacaré “poderia gerar R$ 1 bilhão por ano a mais para a economia do estado e a criação de mais 10 grandes indústrias de beneficiamento da carne”. O parlamentar sugere que a prática da caça sej liberada também para ribeirinhos.

Atualmente, a caça de qualquer animal silvestre é proibida pela Lei Federal 9.605/1998. Quem infringir a norma pode ser punido com detenção de seis meses a um ano, além de multa. É considerado agravante caçar em reservas ambientais.

“O governador está ainda trabalhando em cima do decreto, baseado em muito estudo e dialogando com todos os setores. Para nossa audiência futura também será necessário ter acesso aos trabalhos de especialistas como da Embrapa Pantanal, para subsidiar nossas informações e chegarmos a um denominador comum que possa transformar a economia de forma positiva”, concluiu Barbosinha.

Nota da Redação: a caça de animais silvestres é uma prática extremamente cruel e injustificável. Ao buscar autorização para caçar jacarés, os deputados ignoram o direito a vida desses animais, que são seres sencientes, capazes de sentir dor, e não se importam em provocar sofrimento a essa espécie. Como defensora dos direitos animais, a ANDA, que é veementemente contra a liberação da caça do jacaré no Mato Grosso do Sul, faz um apelo ao governador do estado para que tenha compaixão por esses seres vivos e não permita que eles sejam caçados.


Gratidão por estar conosco! Você acabou de ler uma matéria em defesa dos animais. São matérias como esta que formam consciência e novas atitudes. O jornalismo profissional e comprometido da ANDA é livre, autônomo, independente, gratuito e acessível a todos. Mas precisamos da contribuição, dos nossos leitores para dar continuidade a este imenso trabalho pelos animais e pelo planeta. DOE AGORA.

Você viu?

ABRAÇO ANIMAL

DENÚNCIA

JAPÃO

PRESERVAÇÃO

DESESPERO

CONSOLO

CALIFÓRNIA

ANGÚSTIA


LEIA EM PRIMEIRA MÃO AS NOTÍCIAS MAIS ANIMAIS DO MUNDO

>