EnglishEspañolPortuguês

Agricultores definem metas para acabar com as emissões de gases do efeito estufa

22 de fevereiro de 2019
3 min. de leitura
A-
A+
Foto: Thinkstock

A presidente da National Farmers Union, Minette Batters, definiu as metas para reduzir as emissões de gases do efeito estufa do setor agrícola para zero em 2040, com uma série de práticas que a indústria acredita que podem ser alcançadas.

Estas incluem esquemas que poderiam também melhorar o campo para a vida selvagem, como deixar as sebes crescerem, com estimativas de que duplicar o volume de 10% das coberturas britânicas poderia capturar quase 5% das emissões agrícolas.

O plantio de novas madeiras agrícolas e a introdução de melhores formas de manejar o solo, de modo a armazenar mais carbono, também ajudará a reduzir as emissões globais, além de beneficiar a natureza e as paisagens.

A agricultura mais eficiente também poderia ajudar a reduzir as emissões da agricultura, por exemplo, usando a aplicação precisa de fertilizantes nitrogenados.

Melhorar a saúde animal vai ajudar o gado a produzir menos emissões, como o metano, ao longo de suas vidas, reduzir o número de animais que precisam ser mantidos e ganhar mais dinheiro – entregando um “resultado triplo”, afirmou Andrew Clark, diretor de política na NFU.

Há planos para cultivar plantas para esquemas de “captura e armazenamento de carbono de bioenergia”, onde as plantas armazenariam carbono à medida que crescessem e seriam queimadas para energia, com as emissões capturadas e permanentemente armazenadas.

A agricultura é responsável por cerca de um décimo dos gases de efeito estufa domésticos do Reino Unido, e enquanto eles caíram 16% desde 1990, eles subiram ligeiramente em 2017.

O Dr. Clark disse: “Estamos na linha de frente em termos de mudança climática, os agricultores a vêem dia após dia, é crucial para nós não ficarmos sentados, fazendo nada”.

Mas ele alertou que a implementação de medidas para reduzir as emissões exigiria políticas governamentais que encorajem e capacitem os agricultores a fazer a mudança, incluindo regulamentação, orientação e incentivos.

Atualmente, os esquemas do ambiente agrícola pagam por fazer uma coisa, mas os benefícios totais da ação de conservação precisam ser contados, sugeriu ele.

Por exemplo, o plantio de uma faixa rica em flores ao longo de um campo para ajudar os polinizadores também poderia armazenar mais carbono no solo e proteger a água das proximidades do escoamento de pesticidas.

“Se você vai conseguir a conservação como uma cultura, tem que ser um reconhecimento dos benefícios ambientais totais, tem que ser renda, não renda perdida.”

O governo está propondo um novo sistema de pagamentos de “dinheiro público para bens públicos”, incluindo medidas para ajudar a vida selvagem e armazenar carbono para substituir os subsídios agrícolas da União Europeia, quando o Reino Unido sair do bloco.

O Dr. Clark disse que espera que os pilotos planejados do novo sistema comecem a testar algumas das medidas que os agricultores pretendem implementar.

E ele alertou que as emissões líquidas zero da agricultura não seriam alcançadas exportando a produção de alimentos para outros países.

“É uma ambição, mas não é a todo custo, sendo um deles sobre a produção de alimentos”.

“É o que achamos que um setor agrícola socialmente responsável deveria estar fazendo, achamos que isso trará grandes benefícios, não apenas emissões de gases de efeito estufa, mas também outros resultados ambientais, e achamos que é um verdadeiro fator de mudança da realidade. As informações são do Daily Mail.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Você viu?

Ir para o topo