Tartaruga considerada extinta há um século é encontrada no Equador


Uma tartaruga gigante do arquipélago equatoriano de Galápagos, considerada extinta há um século, foi encontrada durante uma expedição na Ilha Fernandina, no Equador, segundo o ministro do Meio Ambiente, Marcelo Mata.

Foto: Reprodução/Twitter

Nativa da ilha, a tartaruga, que tem como nome científico Chelonoidis phantasticus, é uma das 15 espécies de tartarugas gigantes de Galápagos, das quais já desapareceram animais da Chelonoidis spp (ilha Santa Fe) e da abigdoni (Pinta). As informações são do portal Extra.

As tartarugas gigantes chegaram há três ou quatro milhões de anos à região vulcânica de Galápagos, que faz parte da reserva da biosfera que serviu para que o naturalista inglês Charles Darwin desenvolvesse a teoria sobre a evolução das espécies. Acredita-se que esses animais chegaram à região sendo levados por correntes marinhas, criando 15 espécies diferentes – das quais duas foram extintas -, cada uma adaptada ao seu território.

O ministro não deu mais detalhes sobre a descoberta da tartaruga. Ela foi encontrada por equipes do Parque Nacional de Galápagos (PNG) e da Galapagos Conservancy, sediada nos EUA, que apoia a preservação das ilhas encantadas no Pacífico equatoriano.

As tartarugas galápagos têm variantes genéticas relacionadas à reparação do DNA, com poder de cura que permite que elas tenham vida longa, segundo o PNG.

A ilha Aldabra, no Oceano Índico, também é habitat de outra espécie de tartaruga gigante terrestre.


Gratidão por estar conosco! Você acabou de ler uma matéria em defesa dos animais. São matérias como esta que formam consciência e novas atitudes. O jornalismo profissional e comprometido da ANDA é livre, autônomo, independente, gratuito e acessível a todos. Mas precisamos da contribuição, dos nossos leitores para dar continuidade a este imenso trabalho pelos animais e pelo planeta. DOE AGORA.

Você viu?

SOB INVESTIGAÇÃO

AGRESSÃO BRUTAL

INSTINTO

VIDA NA RUA

RESPEITO E AFETO

FINAL FELIZ

TRISTEZA


LEIA EM PRIMEIRA MÃO AS NOTÍCIAS MAIS ANIMAIS DO MUNDO

>