Crianças alimentam tartarugas com varas de pescar em parque aquático chinês


O parque aquático em questão, chama-se BHG Fantasy Ocean Park, e fica na cidade de Yinchuan (China). O estabelecimento iniciou suas atividades em 27 de janeiro e está aberto a menos de um mês.

As tartarugas mostradas no vídeo pertencem a espécie de tartarugas-verdes e são consideradas ameaçadas de extinção pela fundação World Wild Life.

Segundo a gerente do estabelecimento, Sra. Yuan, que fala pelo parque, a atividade foi planejada para ser uma “experiência para as crianças”.

As imagens se espalharam pelas mídias sociais chinesas e mostravam tartarugas nadando em um pequeno lago artificial enquanto meninos e meninas seguravam varas de pesca com pedaços de repolho pendurado nelas sobre os animais.

Crianças alimentam tartarugas com vara de pesca | Foto: Reprodução / Kuaishou
Crianças alimentam tartarugas com vara de pesca | Foto: Reprodução / Kuaishou

As cenas ganharam notoriedade depois que um visitante do parque postou o vídeo das crianças alimentando as tartarugas em uma plataforma de vídeo popular chinesa, o Kuaishou na semana passada.

O parque então, recebeu severas críticas de internautas e da imprensa local por estimular crianças a alimentar tartarugas ameaçadas de extinção com varas de pesca, como forma de entretenimento.

As imagens causaram preocupação entre os ativistas pelos direitos animais e uma das pessoas que assistiu ao vídeo, o enviou como denúncia para a Administração Nacional de Florestas e Pastagens da China na semana passada via Weibo (aplicativo chinês semelhante ao Twitter).

O denunciante escreveu no post: “Desde quando as tartarugas tem que viver uma vida tão difícil?”

O estabelecimento foi investigado pelas autoridades da cidade e a atividade de mau gosto foi encerrada.

O parque se defende afirmando que “o preço é barato, apenas 10 yuan (aproximadamente 0,61 centavos de real) por cada jogada, afirmou a gerente identificada pelo seu sobrenome apenas: Yang, ao BJ News.

A gerente fez questão de “garantir o bem estar” dos animais ao público e à imprensa.

Um animal selvagem, nascido livre na natureza e congenitamente preparado para buscar seu alimento em seu habitat, jamais encontrará algum bem estar em um ambiente artificial, sendo alimentado por varas conforme a vontade de humanos que o fazem por diversão.

O Depto. de Administração Florestal de Yinchuan confirmou que as tartarugas que aparecem no vídeo são tartarugas verdes, elas são espécies com status de protegidas na China, e o BHG Fantasy Ocean Park tinha 10 delas.

Ameaçadas de extinção por uma série de fatores, incluindo a colheita excessiva de seus ovos, caça e perda de habitat, elas são encontradas principalmente em águas tropicais e subtropicais.

Sua população global diminuiu em 90% nos últimos 50 anos, de acordo com a National Wildlife Federation dos Estados Unidos.


Gratidão por estar conosco! Você acabou de ler uma matéria em defesa dos animais. São matérias como esta que formam consciência e novas atitudes. O jornalismo profissional e comprometido da ANDA é livre, autônomo, independente, gratuito e acessível a todos. Mas precisamos da contribuição, dos nossos leitores para dar continuidade a este imenso trabalho pelos animais e pelo planeta. DOE AGORA.

Você viu?

FELICIDADE

TRATAMENTO MÉDICO

PROGRESSO

GANÂNCIA

DESTRUIÇÃO AMBIENTAL

COREIA DO SUL

VEGANISMO


LEIA EM PRIMEIRA MÃO AS NOTÍCIAS MAIS ANIMAIS DO MUNDO

>